Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327 |
Resumo: | O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros. |
id |
UNEB-6_4458d08aa8b38a3ee9da9931f6f8ae59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9327 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/932710.30620/p.i..v10i1.9327Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-822237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327/6160Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFleck, Gilmei FranciscoLopez, Cristian JavierFant, Carla Cristiane Saldanha2023-05-09T18:05:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9327Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T18:05:44Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
title |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
spellingShingle |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” Fleck, Gilmei Francisco |
title_short |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
title_full |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
title_fullStr |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
title_full_unstemmed |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
title_sort |
Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas” |
author |
Fleck, Gilmei Francisco |
author_facet |
Fleck, Gilmei Francisco Lopez, Cristian Javier Fant, Carla Cristiane Saldanha |
author_role |
author |
author2 |
Lopez, Cristian Javier Fant, Carla Cristiane Saldanha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleck, Gilmei Francisco Lopez, Cristian Javier Fant, Carla Cristiane Saldanha |
description |
O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327 10.30620/p.i..v10i1.9327 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v10i1.9327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327/6160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191307112448 |