Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Gilmei Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919
Resumo: Procuramos refletir neste texto sobre a importância da formação do leitor, especialmente do leitor literário, no espaço institucional escolar. Essa formação no nosso contexto de ex-colônia significa passos necessários ainda à descolonização. Sabemos que a presença da Literatura no espaço do Ensino Fundamental não está garantida pela instituição de uma disciplina específica, ficando, assim, sob a responsabilidade dos professores a decisão de incluí-la, ou não, no reportório de leitura dos alunos. O texto literário, por ser de natureza aberta, é um dos modos mais eficazes de confrontar o aluno com as múltiplas possibilidades de manipulação da linguagem. A escola historicamente foi usada como canal para manter muitos dos princípios da colonização ativos e em ação na nossa sociedade, contribuindo para a manutenção da estratificação social e a elitização do aprendizado das habilidades de leitura e escrita. Frente a essa realidade procuramos expor a importância da mediação do professor no processo de leitura do texto literário como uma via privilegiada para a descolonização. Desse modo, a alfabetização precisa ir além da decodificação proficiente dos signos linguísticos e promover o entendimento de que a simbolização feita pela linguagem é um processo manipulável. Nesse sentido, o texto literário é o meio mais produtivo e um excelente caminho para mostrar isso aos estudantes, pela sua natureza artística e lúdica.
id UEFS-1_0380251bbd5e1d6f5b00a79825aa5515
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/4919
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vidaProcuramos refletir neste texto sobre a importância da formação do leitor, especialmente do leitor literário, no espaço institucional escolar. Essa formação no nosso contexto de ex-colônia significa passos necessários ainda à descolonização. Sabemos que a presença da Literatura no espaço do Ensino Fundamental não está garantida pela instituição de uma disciplina específica, ficando, assim, sob a responsabilidade dos professores a decisão de incluí-la, ou não, no reportório de leitura dos alunos. O texto literário, por ser de natureza aberta, é um dos modos mais eficazes de confrontar o aluno com as múltiplas possibilidades de manipulação da linguagem. A escola historicamente foi usada como canal para manter muitos dos princípios da colonização ativos e em ação na nossa sociedade, contribuindo para a manutenção da estratificação social e a elitização do aprendizado das habilidades de leitura e escrita. Frente a essa realidade procuramos expor a importância da mediação do professor no processo de leitura do texto literário como uma via privilegiada para a descolonização. Desse modo, a alfabetização precisa ir além da decodificação proficiente dos signos linguísticos e promover o entendimento de que a simbolização feita pela linguagem é um processo manipulável. Nesse sentido, o texto literário é o meio mais produtivo e um excelente caminho para mostrar isso aos estudantes, pela sua natureza artística e lúdica.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/491910.13102/cl.v20i2.4919A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 85-1032594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessFleck, Gilmei Francisco2020-02-06T19:00:24Zoai:ojs3.uefs.br:article/4919Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2020-02-06T19:00:24A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
title Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
spellingShingle Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
Fleck, Gilmei Francisco
title_short Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
title_full Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
title_fullStr Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
title_full_unstemmed Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
title_sort Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida
author Fleck, Gilmei Francisco
author_facet Fleck, Gilmei Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleck, Gilmei Francisco
description Procuramos refletir neste texto sobre a importância da formação do leitor, especialmente do leitor literário, no espaço institucional escolar. Essa formação no nosso contexto de ex-colônia significa passos necessários ainda à descolonização. Sabemos que a presença da Literatura no espaço do Ensino Fundamental não está garantida pela instituição de uma disciplina específica, ficando, assim, sob a responsabilidade dos professores a decisão de incluí-la, ou não, no reportório de leitura dos alunos. O texto literário, por ser de natureza aberta, é um dos modos mais eficazes de confrontar o aluno com as múltiplas possibilidades de manipulação da linguagem. A escola historicamente foi usada como canal para manter muitos dos princípios da colonização ativos e em ação na nossa sociedade, contribuindo para a manutenção da estratificação social e a elitização do aprendizado das habilidades de leitura e escrita. Frente a essa realidade procuramos expor a importância da mediação do professor no processo de leitura do texto literário como uma via privilegiada para a descolonização. Desse modo, a alfabetização precisa ir além da decodificação proficiente dos signos linguísticos e promover o entendimento de que a simbolização feita pela linguagem é um processo manipulável. Nesse sentido, o texto literário é o meio mais produtivo e um excelente caminho para mostrar isso aos estudantes, pela sua natureza artística e lúdica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919
10.13102/cl.v20i2.4919
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919
identifier_str_mv 10.13102/cl.v20i2.4919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 85-103
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161062318080