O corpo da página: saberes decoloniais em três publicações de dramaturgia
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p125 |
Resumo: | The study aims to reflect on the possibility of decolonizing the book based on the reflections constructed by Françoise Vergès, Leda Maria Martins and Hélène Cixous, by articulating notions such as post-museum, oralitura and women’s writing. The reflections are presented as a basis for the analysis of three drama publications: Vaga Carne by Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei by Letícia Bassit and Manifesto Transpofágico by Renata Carvalho. Reinforcing the inscription of the body in the pages of dramaturgies, the article suggests the proposal of a post-book to contemplate the creations of these artists. |
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O corpo da página: saberes decoloniais em três publicações de dramaturgiaPublicação de dramaturgiaDecolonização do saberPós-livroOralituraDramaturgical publicationDecolonization of knowledgePost-bookOralituraThe study aims to reflect on the possibility of decolonizing the book based on the reflections constructed by Françoise Vergès, Leda Maria Martins and Hélène Cixous, by articulating notions such as post-museum, oralitura and women’s writing. The reflections are presented as a basis for the analysis of three drama publications: Vaga Carne by Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei by Letícia Bassit and Manifesto Transpofágico by Renata Carvalho. Reinforcing the inscription of the body in the pages of dramaturgies, the article suggests the proposal of a post-book to contemplate the creations of these artists.O estudo pretende refletir sobre a possibilidade de decolonização do livro a partir das reflexões construídas por Françoise Vergès, Leda Maria Martins e Hélène Cixous, articulando noções como pós-museu, oralitura e escrita das mulheres. As reflexões se apresentam como base para análise de três publicações de dramaturgia: Vaga Carne de Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei de Letícia Bassit e Manifesto Transpofágico de Renata Carvalho. Ressaltando a inscrição do corpo nas páginas das dramaturgias, o artigo sugere a proposição de um pós-livro para contemplar as criações dessas artistas. [Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p12510.30620/pdi.v13n3.p125Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 125-148Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 125-148Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 125-1482237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p125/v13n3p125Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ligia Souza de2023-12-12T21:36:11Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/19325Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-12-12T21:36:11Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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The study aims to reflect on the possibility of decolonizing the book based on the reflections constructed by Françoise Vergès, Leda Maria Martins and Hélène Cixous, by articulating notions such as post-museum, oralitura and women’s writing. The reflections are presented as a basis for the analysis of three drama publications: Vaga Carne by Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei by Letícia Bassit and Manifesto Transpofágico by Renata Carvalho. Reinforcing the inscription of the body in the pages of dramaturgies, the article suggests the proposal of a post-book to contemplate the creations of these artists. |
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