As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91
Resumo: This article presents a brief contextualization of musical theater and its transformative power, of the revue genre – identified as a popular genre, discriminated against by the “intellectual elite”, but with a strong establishment in Brazilian national production. Thus, we look at the ways in which queer production in Brazilian musical theater can transcend the established paradigmatic markers of gender and sexuality, and serve as a space for critical reflection, a place of identification, production and recognition for dissident subjects. We seek to reflect, albeit preliminarily, on the scope and limitations of queerness politics and aesthetics in the show As Mimosas da Praça Tiradentes, as a strategy for social change, visibility, marketing potential and stimulating knowledge, sensibilities and affections.
id UNEB-6_d547ab152d0ae5fb7eccd4061a00c75e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6052
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercadoTeatro MusicalMusicalQueerSubjetividadesMusical TheaterMusicalQueerSubjectivitiesThis article presents a brief contextualization of musical theater and its transformative power, of the revue genre – identified as a popular genre, discriminated against by the “intellectual elite”, but with a strong establishment in Brazilian national production. Thus, we look at the ways in which queer production in Brazilian musical theater can transcend the established paradigmatic markers of gender and sexuality, and serve as a space for critical reflection, a place of identification, production and recognition for dissident subjects. We seek to reflect, albeit preliminarily, on the scope and limitations of queerness politics and aesthetics in the show As Mimosas da Praça Tiradentes, as a strategy for social change, visibility, marketing potential and stimulating knowledge, sensibilities and affections.Este artigo apresenta uma breve contextualização do teatro musical e seu poder transformador, do gênero revista – identificado como um gênero de cunho popular, discriminado pela “elite intelectual”, porém de forte estabelecimento na produção nacional brasileira. Assim, nos debruçamos nas formas e representações pelas quais a produção queer no teatro musical brasileiro, pode transcender aos marcadores paradigmáticos de gênero e sexualidade estabelecidos, e servir como espaço de reflexão crítica, local de identificação, produção e reconhecimento para os sujeitos dissidentes. Buscamos refletir, mesmo que preliminarmente, sobre o alcance e as limitações das póeticas e estéticas queerness no espetáculo As Mimosas da Praça Tiradentes, enquanto estratégia de mudança social, visibilidade, potencial mercadológico e estimulador de saberes, sensibilidades e afetos. [Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p9110.30620/pdi.v13n3.p91Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-110Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-110Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-1102237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91/v13n3p91Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Marcelo2023-12-12T21:35:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6052Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-12-12T21:35:09Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
title As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
spellingShingle As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
Nogueira, Marcelo
Teatro Musical
Musical
Queer
Subjetividades
Musical Theater
Musical
Queer
Subjectivities
title_short As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
title_full As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
title_fullStr As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
title_full_unstemmed As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
title_sort As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
author Nogueira, Marcelo
author_facet Nogueira, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Musical
Musical
Queer
Subjetividades
Musical Theater
Musical
Queer
Subjectivities
topic Teatro Musical
Musical
Queer
Subjetividades
Musical Theater
Musical
Queer
Subjectivities
description This article presents a brief contextualization of musical theater and its transformative power, of the revue genre – identified as a popular genre, discriminated against by the “intellectual elite”, but with a strong establishment in Brazilian national production. Thus, we look at the ways in which queer production in Brazilian musical theater can transcend the established paradigmatic markers of gender and sexuality, and serve as a space for critical reflection, a place of identification, production and recognition for dissident subjects. We seek to reflect, albeit preliminarily, on the scope and limitations of queerness politics and aesthetics in the show As Mimosas da Praça Tiradentes, as a strategy for social change, visibility, marketing potential and stimulating knowledge, sensibilities and affections.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91
10.30620/pdi.v13n3.p91
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91
identifier_str_mv 10.30620/pdi.v13n3.p91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91/v13n3p91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-110
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-110
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 91-110
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191262023680