E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargos Mendonça, Carlos Magno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Viero Kolinski Machado, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054
Resumo: A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.
id UFF-5_09a711f41b7f3da97ddc8bb6eb7012fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28054
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileiraCena musicalmúsica popperformancequeer.A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2805410.22409/contracampo.v38i1.28054Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/29089Copyright (c) 2019 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargos Mendonça, Carlos MagnoViero Kolinski Machado, Felipe2019-09-09T17:33:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28054Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2019-09-09T17:33:17Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
spellingShingle E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
Camargos Mendonça, Carlos Magno
Cena musical
música pop
performance
queer.
title_short E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_full E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_fullStr E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_full_unstemmed E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_sort E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
author Camargos Mendonça, Carlos Magno
author_facet Camargos Mendonça, Carlos Magno
Viero Kolinski Machado, Felipe
author_role author
author2 Viero Kolinski Machado, Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargos Mendonça, Carlos Magno
Viero Kolinski Machado, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Cena musical
música pop
performance
queer.
topic Cena musical
música pop
performance
queer.
description A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054
10.22409/contracampo.v38i1.28054
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v38i1.28054
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/pdf
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/29089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v38i1
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522277974016