Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro Borges, Carla Luzia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551
Resumo: ResumoDiscute-se a prática docente com textos, refletindo sobre seu impacto na construção de identidades na sala de aula. O trabalho fundamenta-se nas noções de letramento dos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984); de identidade (Hall, 2003); de texto/discurso (Bakhtin, 1997; 2004) e de leitura/escritura (De Certeau, 2008a; 2008b). Proponho um exercício de leitura de produções escritas de duas escolas Riachão do Jacuípe/Ba, as quais passam por formação continuada de professores com base na Pedagogia de Paulo Freire (projeto CAT/UEFS/MOC).Palavras-chaveLetramento. Identidade. Texto/discurso. 
id UNEB-6_fbff104db0d9171534ae185f45ce7d22
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1551
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textosResumoDiscute-se a prática docente com textos, refletindo sobre seu impacto na construção de identidades na sala de aula. O trabalho fundamenta-se nas noções de letramento dos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984); de identidade (Hall, 2003); de texto/discurso (Bakhtin, 1997; 2004) e de leitura/escritura (De Certeau, 2008a; 2008b). Proponho um exercício de leitura de produções escritas de duas escolas Riachão do Jacuípe/Ba, as quais passam por formação continuada de professores com base na Pedagogia de Paulo Freire (projeto CAT/UEFS/MOC).Palavras-chaveLetramento. Identidade. Texto/discurso. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/155110.30620/p.i..v2i2.1551Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-52Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-52Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-522237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551/1013Carneiro Borges, Carla Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T14:47:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1551Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-07T14:47:27Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
title Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
spellingShingle Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
Carneiro Borges, Carla Luzia
title_short Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
title_full Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
title_fullStr Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
title_full_unstemmed Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
title_sort Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos
author Carneiro Borges, Carla Luzia
author_facet Carneiro Borges, Carla Luzia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro Borges, Carla Luzia
description ResumoDiscute-se a prática docente com textos, refletindo sobre seu impacto na construção de identidades na sala de aula. O trabalho fundamenta-se nas noções de letramento dos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984); de identidade (Hall, 2003); de texto/discurso (Bakhtin, 1997; 2004) e de leitura/escritura (De Certeau, 2008a; 2008b). Proponho um exercício de leitura de produções escritas de duas escolas Riachão do Jacuípe/Ba, as quais passam por formação continuada de professores com base na Pedagogia de Paulo Freire (projeto CAT/UEFS/MOC).Palavras-chaveLetramento. Identidade. Texto/discurso. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551
10.30620/p.i..v2i2.1551
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v2i2.1551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551/1013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-52
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-52
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 38-52
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190112784384