Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, Rosiane Maria da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALMEIDA, Jarliso da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548
Resumo: Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]
id UNEB-7_1422dc4789b3e57b207e9d48d65be062
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13548
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitoraEnsinoLeituraEstratégias leitorasLer é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1354810.30620/gz.v10n2.p169Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 169-1912318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548/10922Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCOELHO, Rosiane Maria da SilvaALMEIDA, Jarliso da Silva2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13548Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
title Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
spellingShingle Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
COELHO, Rosiane Maria da Silva
Ensino
Leitura
Estratégias leitoras
title_short Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
title_full Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
title_fullStr Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
title_full_unstemmed Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
title_sort Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
author COELHO, Rosiane Maria da Silva
author_facet COELHO, Rosiane Maria da Silva
ALMEIDA, Jarliso da Silva
author_role author
author2 ALMEIDA, Jarliso da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, Rosiane Maria da Silva
ALMEIDA, Jarliso da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Estratégias leitoras
topic Ensino
Leitura
Estratégias leitoras
description Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548
10.30620/gz.v10n2.p169
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n2.p169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548/10922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 169-191
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771925995520