Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548 |
Resumo: | Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando. Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022] |
id |
UNEB-7_1422dc4789b3e57b207e9d48d65be062 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13548 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitoraEnsinoLeituraEstratégias leitorasLer é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando. Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1354810.30620/gz.v10n2.p169Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 169-1912318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548/10922Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCOELHO, Rosiane Maria da SilvaALMEIDA, Jarliso da Silva2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13548Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
title |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
spellingShingle |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora COELHO, Rosiane Maria da Silva Ensino Leitura Estratégias leitoras |
title_short |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
title_full |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
title_fullStr |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
title_sort |
Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora |
author |
COELHO, Rosiane Maria da Silva |
author_facet |
COELHO, Rosiane Maria da Silva ALMEIDA, Jarliso da Silva |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Jarliso da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COELHO, Rosiane Maria da Silva ALMEIDA, Jarliso da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Leitura Estratégias leitoras |
topic |
Ensino Leitura Estratégias leitoras |
description |
Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando. Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas. [Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548 10.30620/gz.v10n2.p169 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v10n2.p169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548/10922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 169-191 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771925995520 |