Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Lívia Ferreira dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, Márcia Rios da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13940
Resumo: Este artigo propõe-se a apresentar um breve diálogo entre a Geografia, a literatura e a cultura popular, a partir da tese em construção intitulada: Cartografias femininas da Cidade da Bahia: uma leitura do espaço geográfico amadiano (1960-1980), inspirada nas obras: Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tereza Batista cansada de guerra (1972) e O Sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). Autores como Lucília de Almeida Neves Delgado (2009), Edil Silva Costa (2005), Eneida Leal Cunha (2009), foram eleitos para problematizarmos algumas das discussões, por tratarem de noções como cultura, tempo, identidade, oralidade, memória e alguns dos seus desdobramentos. Por meio de relações de trabalho, políticas, culturais, simbólicas e afetivas, notar-se-á como estas construções operavam pelo viés da raça e do gênero, na produção de geografias existenciais na cidade de Salvador daquela época. [Recebido em: 5 abr. 2022 – Aceito em: 11 out. 2022]
id UNEB-7_2d8c1bda987e3c5ef758581311e85234
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13940
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Jorge Amado e os estudos de uma cultura popularJorge AmadoRepresentação literáriaCultura popularEste artigo propõe-se a apresentar um breve diálogo entre a Geografia, a literatura e a cultura popular, a partir da tese em construção intitulada: Cartografias femininas da Cidade da Bahia: uma leitura do espaço geográfico amadiano (1960-1980), inspirada nas obras: Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tereza Batista cansada de guerra (1972) e O Sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). Autores como Lucília de Almeida Neves Delgado (2009), Edil Silva Costa (2005), Eneida Leal Cunha (2009), foram eleitos para problematizarmos algumas das discussões, por tratarem de noções como cultura, tempo, identidade, oralidade, memória e alguns dos seus desdobramentos. Por meio de relações de trabalho, políticas, culturais, simbólicas e afetivas, notar-se-á como estas construções operavam pelo viés da raça e do gênero, na produção de geografias existenciais na cidade de Salvador daquela época. [Recebido em: 5 abr. 2022 – Aceito em: 11 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1394010.30620/gz.v10n1.p253Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2022): (In) scrições periféricas: as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro; 253-2662318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13940/10889Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Maria Lívia Ferreira dosSILVA, Márcia Rios da2023-07-15T19:58:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13940Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
title Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
spellingShingle Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
SANTOS, Maria Lívia Ferreira dos
Jorge Amado
Representação literária
Cultura popular
title_short Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
title_full Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
title_fullStr Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
title_full_unstemmed Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
title_sort Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
author SANTOS, Maria Lívia Ferreira dos
author_facet SANTOS, Maria Lívia Ferreira dos
SILVA, Márcia Rios da
author_role author
author2 SILVA, Márcia Rios da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maria Lívia Ferreira dos
SILVA, Márcia Rios da
dc.subject.por.fl_str_mv Jorge Amado
Representação literária
Cultura popular
topic Jorge Amado
Representação literária
Cultura popular
description Este artigo propõe-se a apresentar um breve diálogo entre a Geografia, a literatura e a cultura popular, a partir da tese em construção intitulada: Cartografias femininas da Cidade da Bahia: uma leitura do espaço geográfico amadiano (1960-1980), inspirada nas obras: Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tereza Batista cansada de guerra (1972) e O Sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). Autores como Lucília de Almeida Neves Delgado (2009), Edil Silva Costa (2005), Eneida Leal Cunha (2009), foram eleitos para problematizarmos algumas das discussões, por tratarem de noções como cultura, tempo, identidade, oralidade, memória e alguns dos seus desdobramentos. Por meio de relações de trabalho, políticas, culturais, simbólicas e afetivas, notar-se-á como estas construções operavam pelo viés da raça e do gênero, na produção de geografias existenciais na cidade de Salvador daquela época. [Recebido em: 5 abr. 2022 – Aceito em: 11 out. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13940
10.30620/gz.v10n1.p253
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13940
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n1.p253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13940/10889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2022): (In) scrições periféricas: as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro; 253-266
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771950112768