Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015] |
id |
UNEB-7_88884cf29d72c127d0474891fd5666b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3308 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didáticoEstudos CulturaisLivro didático de alfabetizaçãoAlfabetização linguísticaLetramentoEste artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/330810.30620/gz.v3n2.p59Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 59-842318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308/2176Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Thaise da2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3308Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
title |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
spellingShingle |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático SILVA, Thaise da Estudos Culturais Livro didático de alfabetização Alfabetização linguística Letramento |
title_short |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
title_full |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
title_fullStr |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
title_full_unstemmed |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
title_sort |
Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático |
author |
SILVA, Thaise da |
author_facet |
SILVA, Thaise da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Culturais Livro didático de alfabetização Alfabetização linguística Letramento |
topic |
Estudos Culturais Livro didático de alfabetização Alfabetização linguística Letramento |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308 10.30620/gz.v3n2.p59 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v3n2.p59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308/2176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 59-84 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770901536768 |