Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thaise da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]
id UNEB-7_88884cf29d72c127d0474891fd5666b3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3308
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didáticoEstudos CulturaisLivro didático de alfabetizaçãoAlfabetização linguísticaLetramentoEste artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/330810.30620/gz.v3n2.p59Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 59-842318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308/2176Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Thaise da2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3308Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
title Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
spellingShingle Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
SILVA, Thaise da
Estudos Culturais
Livro didático de alfabetização
Alfabetização linguística
Letramento
title_short Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
title_full Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
title_fullStr Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
title_full_unstemmed Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
title_sort Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
author SILVA, Thaise da
author_facet SILVA, Thaise da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Culturais
Livro didático de alfabetização
Alfabetização linguística
Letramento
topic Estudos Culturais
Livro didático de alfabetização
Alfabetização linguística
Letramento
description Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010. [Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308
10.30620/gz.v3n2.p59
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308
identifier_str_mv 10.30620/gz.v3n2.p59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308/2176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 59-84
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041770901536768