Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a estudos preliminares sobre a temática da alfabetização, que culminaram num projeto de pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, e que transcorre discutindo as problemáticas relacionadas à aquisição da linguagem escrita na fase inicial do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento decorrente de estudos realizados por Magda Soares e outros autores, que vem ao longo de décadas se comprometendo em pesquisar e analisar as determinações históricas, políticas e econômicas que envolvem esses conceitos. Em seguida, apresenta-se um estudo sobre os principais conceitos da Psicologia desenvolvida por L.S. Vygotsky, mais especificamente, sobre a aquisição da linguagem escrita como uma função psicológica superior e, por isso, constituída sócio-historicamente pela humanidade e que é determinante para a inserção do sujeito na sua cultura. [Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015] |
id |
UNEB-7_d118e728e525feb9fd9004daff4bd761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3307 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contrapontoAlfabetizaçãoLetramentoPedagogia Histórico-críticaPsicologia Histórico-culturalO presente artigo refere-se a estudos preliminares sobre a temática da alfabetização, que culminaram num projeto de pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, e que transcorre discutindo as problemáticas relacionadas à aquisição da linguagem escrita na fase inicial do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento decorrente de estudos realizados por Magda Soares e outros autores, que vem ao longo de décadas se comprometendo em pesquisar e analisar as determinações históricas, políticas e econômicas que envolvem esses conceitos. Em seguida, apresenta-se um estudo sobre os principais conceitos da Psicologia desenvolvida por L.S. Vygotsky, mais especificamente, sobre a aquisição da linguagem escrita como uma função psicológica superior e, por isso, constituída sócio-historicamente pela humanidade e que é determinante para a inserção do sujeito na sua cultura. [Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/330710.30620/gz.v3n2.p29Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 29-572318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307/2175Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRAMOS, Patrícia Maria Guarnieri2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3307Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
title |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto RAMOS, Patrícia Maria Guarnieri Alfabetização Letramento Pedagogia Histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural |
title_short |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
title_full |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
title_sort |
Alfabetização e letramento: Um estudo em contraponto |
author |
RAMOS, Patrícia Maria Guarnieri |
author_facet |
RAMOS, Patrícia Maria Guarnieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Patrícia Maria Guarnieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Pedagogia Histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural |
topic |
Alfabetização Letramento Pedagogia Histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural |
description |
O presente artigo refere-se a estudos preliminares sobre a temática da alfabetização, que culminaram num projeto de pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, e que transcorre discutindo as problemáticas relacionadas à aquisição da linguagem escrita na fase inicial do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento decorrente de estudos realizados por Magda Soares e outros autores, que vem ao longo de décadas se comprometendo em pesquisar e analisar as determinações históricas, políticas e econômicas que envolvem esses conceitos. Em seguida, apresenta-se um estudo sobre os principais conceitos da Psicologia desenvolvida por L.S. Vygotsky, mais especificamente, sobre a aquisição da linguagem escrita como uma função psicológica superior e, por isso, constituída sócio-historicamente pela humanidade e que é determinante para a inserção do sujeito na sua cultura. [Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307 10.30620/gz.v3n2.p29 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v3n2.p29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3307/2175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 29-57 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770899439616 |