Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934
Resumo: Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]
id UNEB-7_f0ab582046d7a977840f6a13f60fcc53
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12934
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferençaAnne CarsonDançaCorpoGêneroPerformancePartindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1293410.30620/gz.v9n2.p199Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 2 (2021): Saberes dissidentes: os estudos queer nos espaços culturais; 199-2252318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934/9115Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Haroldo André Garcia de2023-07-15T19:58:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12934Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:39Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
title Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
spellingShingle Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de
Anne Carson
Dança
Corpo
Gênero
Performance
title_short Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
title_full Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
title_fullStr Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
title_full_unstemmed Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
title_sort Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
author OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de
author_facet OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Anne Carson
Dança
Corpo
Gênero
Performance
topic Anne Carson
Dança
Corpo
Gênero
Performance
description Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934
10.30620/gz.v9n2.p199
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934
identifier_str_mv 10.30620/gz.v9n2.p199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934/9115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 2 (2021): Saberes dissidentes: os estudos queer nos espaços culturais; 199-225
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771914461184