Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934 |
Resumo: | Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021] |
id |
UNEB-7_f0ab582046d7a977840f6a13f60fcc53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12934 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferençaAnne CarsonDançaCorpoGêneroPerformancePartindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1293410.30620/gz.v9n2.p199Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 2 (2021): Saberes dissidentes: os estudos queer nos espaços culturais; 199-2252318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934/9115Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Haroldo André Garcia de2023-07-15T19:58:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12934Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:39Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
title |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
spellingShingle |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de Anne Carson Dança Corpo Gênero Performance |
title_short |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
title_full |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
title_fullStr |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
title_full_unstemmed |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
title_sort |
Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença |
author |
OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de |
author_facet |
OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Haroldo André Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anne Carson Dança Corpo Gênero Performance |
topic |
Anne Carson Dança Corpo Gênero Performance |
description |
Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade. [Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934 10.30620/gz.v9n2.p199 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v9n2.p199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934/9115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 2 (2021): Saberes dissidentes: os estudos queer nos espaços culturais; 199-225 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771914461184 |