Apurando as “ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e direitos humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5303 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa intitulada Apurando as “Ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos, na qual “Ouças” remete-se a sentar e ouvir histórias, a ouvir narrativas, desse modo, buscamos compreender e discutir Direitos Humanos da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo e Assexuais) em uma escola da Bacia do Jacuípe III, na Bahia, com objetivos específicos de contribuir com a construção histórica dos direitos humanos na perspectiva das diversidades; compreender através das narrativas como as diversidades de gênero, em especial as pertinentes à população LGBTQIA+, emergem no cotidiano da escola; implementar ações que propiciem o reconhecimento das diversidades; entender, nas narrativas de vida dos estudantes, como suas subjetividades são construídas sensíveis aos direitos humanos. Assim, procuramos responder a questão-problema: “Como a educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos contribui para a inclusão e diminuição do preconceito?” Para adentrar na pesquisa e ouvir, sentir as falas, foram realizados encontros denominados “Ouças”, instrumentalizados por disparadores que conduziram a pesquisa, posteriormente categorizadas as falas, percepções dos sentimentos, em recortes que deram um delinear geral. O antagonismo das relações entre estudantes, famílias, professores, evidenciaram preconceitos sofridos, tendo como principais vertentes: a família; educadores, transpassando os muros da escola e reverberando como um todo, na qual estudantes LGBTQIA+ se sentem excluídos e professores não se sentem preparados para discutir a temática. O trabalho foi embasado nos estudos de Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, que ofereceram o aporte teórico para as discussões de gênero e diversidade, identidade; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovesan; Herrera Flores; Luis Warat; aporte para direitos humanos; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contribuíram sobre educação e identidade, além de outros autores que sobremaneira foram essenciais para o desenho da pesquisa, culminando com a parte jurídica, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Consituição Federal Brasileira, dentre outros documentos jurídicos, de autores que subsidiaram a pesquisa e a metodologia. A partir das análises das narrativas, elaborou-se a proposta de intervenção intitulada: Momento pipoca - vamos apurar as “ouças” para diversidades. Momentos que se darão em rodas de conversas a serem realizadas mensalmente na escola, envolvendo estudantes e professores para implementar discussões sobre a temática, objetivando melhor conhecer e debater, refletir sobre as diversidades e contribuir para uma escola mais inclusiva, mais humana, pautada “em e para” diversidades de gênero e dignidade da pessoa humana. |
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Apurando as “ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e direitos humanosSharpening the 'ears': listening for an education based on gender diversity and human rightsDireitos humanosDiversidade de gêneroEscuta ativaEscuta sensívelInclusãoEsta é uma pesquisa intitulada Apurando as “Ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos, na qual “Ouças” remete-se a sentar e ouvir histórias, a ouvir narrativas, desse modo, buscamos compreender e discutir Direitos Humanos da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo e Assexuais) em uma escola da Bacia do Jacuípe III, na Bahia, com objetivos específicos de contribuir com a construção histórica dos direitos humanos na perspectiva das diversidades; compreender através das narrativas como as diversidades de gênero, em especial as pertinentes à população LGBTQIA+, emergem no cotidiano da escola; implementar ações que propiciem o reconhecimento das diversidades; entender, nas narrativas de vida dos estudantes, como suas subjetividades são construídas sensíveis aos direitos humanos. Assim, procuramos responder a questão-problema: “Como a educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos contribui para a inclusão e diminuição do preconceito?” Para adentrar na pesquisa e ouvir, sentir as falas, foram realizados encontros denominados “Ouças”, instrumentalizados por disparadores que conduziram a pesquisa, posteriormente categorizadas as falas, percepções dos sentimentos, em recortes que deram um delinear geral. O antagonismo das relações entre estudantes, famílias, professores, evidenciaram preconceitos sofridos, tendo como principais vertentes: a família; educadores, transpassando os muros da escola e reverberando como um todo, na qual estudantes LGBTQIA+ se sentem excluídos e professores não se sentem preparados para discutir a temática. O trabalho foi embasado nos estudos de Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, que ofereceram o aporte teórico para as discussões de gênero e diversidade, identidade; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovesan; Herrera Flores; Luis Warat; aporte para direitos humanos; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contribuíram sobre educação e identidade, além de outros autores que sobremaneira foram essenciais para o desenho da pesquisa, culminando com a parte jurídica, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Consituição Federal Brasileira, dentre outros documentos jurídicos, de autores que subsidiaram a pesquisa e a metodologia. A partir das análises das narrativas, elaborou-se a proposta de intervenção intitulada: Momento pipoca - vamos apurar as “ouças” para diversidades. Momentos que se darão em rodas de conversas a serem realizadas mensalmente na escola, envolvendo estudantes e professores para implementar discussões sobre a temática, objetivando melhor conhecer e debater, refletir sobre as diversidades e contribuir para uma escola mais inclusiva, mais humana, pautada “em e para” diversidades de gênero e dignidade da pessoa humana.This is a research entitled Refining the “Hearings”: listening for an education based on gender diversity and Human Rights, in which “Hearings” refers to sitting and listening to stories, listening to narratives, in this way, we seek to understand and discuss Rights Humans from the LGBTQIA+ population (Lesbians, Gays, Bisexuals, Transgenders (transsexuals and transvestites), Queer, Intersex and Asexuals) in a school in the Jacuípe III Basin, in Bahia, with specific objectives of contributing to the historical construction of human rights from the perspective of diversities; understand through narratives how gender diversities, especially those pertinent to the LGBTQIA+ population, emerge in the daily life of the school; implement actions that promote the recognition of diversities; understand, in the students' life narratives, how their subjectivities are constructed sensitive to human rights. Thus, we seek to answer the problem question: “How does education based on gender diversity and Human Rights contribute to inclusion and reducing prejudice?” To enter into the research and listen and feel the statements, meetings called “Hearings” were held, instrumented by triggers that conducted the research, subsequently categorizing the statements, perceptions of feelings, in excerpts that gave a general outline. The antagonism of relationships between students, families, teachers, highlighted prejudices suffered, with the main aspects being: the family; educators, going beyond the school walls and reverberating as a whole, in which LGBTQIA+ students feel excluded and teachers do not feel prepared to discuss the topic. The work was based on studies by Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, who offered theoretical support for discussions of gender and diversity, identity; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovezan; Herrera Flores; Luis Warat; contribution to human rights; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contributed on education and identity, in addition to other authors who were extremely essential to the design of the research, culminating in the legal part, based on the Universal Declaration of Human Rights; Brazilian Federal Constitution, among other legal documents, by authors who supported the research and methodology. Based on the analysis of the narratives, the intervention proposal was created entitled: Popcorn moment - let's find out the “listenings” for diversity. Moments that will take place in conversation circles to be held monthly at the school, involving students and teachers to implement discussions on the topic, aiming to better understand and debate, reflect on diversities and contribute to a more inclusive, more humane school, based “on and for” gender diversity and human dignity.Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDPinho, Maria José SouzaAndrade, Elenise Cristina Pires deLima, Jamille da SilvaSantos, Vera Lúcia da Silva dos2024-04-22T18:50:24Z2024-04-22T18:50:24Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Vera Lúcia da Silva dos. “Apurando as ‘ouças’: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos”. Orientador(a): Maria José Souza Pinho. 2023. 129f. Dissertação. (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV, Jacobina, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5303porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5303Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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