A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Rocha, Raquel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411
Resumo: Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019)  e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil.
id UNIPLAC_f6f1e3cda86aba92e989a5009c046616
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/411
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTILPedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019)  e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil.Editora ICEPBarbosa Rocha, Raquel2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411/223info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/411Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Barbosa Rocha, Raquel
Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.
title_short A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Barbosa Rocha, Raquel
author_facet Barbosa Rocha, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Rocha, Raquel
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.
topic Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.
description Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019)  e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699424219136