A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411 |
Resumo: | Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019) e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil. |
id |
UNIPLAC_f6f1e3cda86aba92e989a5009c046616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/411 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTILPedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019) e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil.Editora ICEPBarbosa Rocha, Raquel2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411/223info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/411Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Barbosa Rocha, Raquel Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil. |
title_short |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Barbosa Rocha, Raquel |
author_facet |
Barbosa Rocha, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Rocha, Raquel |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil. |
topic |
Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil. |
description |
Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019) e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/411/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699424219136 |