Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Raissa Maria de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3728
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
id UNEB-8_1d30d883d97f1166b1b2dbf4a2bfa02b
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3728
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoosLearning English Tattooed on the Body: Reading and Understanding the Meanings of TattoosAprendizagem da língua inglesaTatuagensProdução de sentidosLeitura e compreensãoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.This research is aimed at understanding how the meanings obtained by tattoo artists, tattooed and other readers of expressions in English tattooed on the body can promote language learning. The scientific concern arises from the observation of a growing popularization of tattoos expressed in a foreign language in Brazil and in the world, which mobilized people to learn about the use of the English language from the perspective of English as Lingua Franca, beyond conventional reading and writing. The study triggers theoretical categories, such as: English language learning, tattoos, reading and meaning production and reading and comprehension in English, including will be developed in theoretical dialogues with Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005 ) , Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) and Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 and 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) for interpretation and analysis of the elements inherent to the research . This is a field research, to be developed with professionals and tattoo enthusiasts, with a qualitative approach, inspired by the assumptions of critical Ethnoresearch, with an exploratory character, in which review devices, readings and dialogical narratives will be activated and explored. Specifically, the study seeks to understand the motivations that lead people to get tattooed with expressions in English; analyze the meanings of tattoos in English by tattooists, tattooed people and various readers; Highlight and analyze, from the accounts of those responsible involved, how tattoos can promote the learning of the English language. The research findings represent contributions to foreign language studies with impacts on innovations in the teaching-learning process and language teacher education.Almeida, Risonete Lima deMoreira, Shirlei TiaraBarreto Júnior, ManoelValverde, Raissa Maria de Santana2022-11-09T18:26:48Z2022-11-09T18:26:48Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfVALVERDE, Raissa Maria de Santana. Aprendizagem da Língua Inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos. 2021. 60f. Monografia (Graduação) – Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:24Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3728Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:24Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
Learning English Tattooed on the Body: Reading and Understanding the Meanings of Tattoos
title Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
spellingShingle Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
Valverde, Raissa Maria de Santana
Aprendizagem da língua inglesa
Tatuagens
Produção de sentidos
Leitura e compreensão
title_short Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
title_full Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
title_fullStr Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
title_full_unstemmed Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
title_sort Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
author Valverde, Raissa Maria de Santana
author_facet Valverde, Raissa Maria de Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Risonete Lima de
Moreira, Shirlei Tiara
Barreto Júnior, Manoel
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Raissa Maria de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da língua inglesa
Tatuagens
Produção de sentidos
Leitura e compreensão
topic Aprendizagem da língua inglesa
Tatuagens
Produção de sentidos
Leitura e compreensão
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T18:26:48Z
2022-11-09T18:26:48Z
2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALVERDE, Raissa Maria de Santana. Aprendizagem da Língua Inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos. 2021. 60f. Monografia (Graduação) – Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3728
identifier_str_mv VALVERDE, Raissa Maria de Santana. Aprendizagem da Língua Inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos. 2021. 60f. Monografia (Graduação) – Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149059784704