Escrevivendo a vida: educação e racismo entre as grades do presídio de Serrinha – Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilene Araújo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5308
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Educação Prisional, lançando um olhar sobre a importância da escola inserida no ambiente de privação de liberdade, seus cotidianos e o enfrentamento do racismo, no presídio de segurança máxima localizado no município de Serrinha-BA. A nossa pretensão é conhecer essa realidade através do olhar dos estudantes, dos (das) docentes e demais colaboradores. Para isso, proponho como principal objetivo compreender a importância da escola dentro da prisão, como se configura o seu papel no enfrentamento do racismo e os principais desafios enfrentados no trabalho pedagógico no âmbito prisional de Serrinha – BA. No desígnio de responder a tal inquietação, delineiam-se os seguintes objetivos específicos: Conhecer as experiências das/os professoras/es no que se refere às suas práticas pedagógicas na prisão e as relações étnico-raciais; Conhecer as experiências dos discentes no que diz respeito à educação, formação do homem no cárcere, racismo e encarceramento; e Proporcionar discussões sobre relações étnico-raciais interligadas ao exercício efetivo da docência, para possibilitar estreita relação entre teoria e prática. Os/as participantes, coautores/as da pesquisa, são professores/as que atuam no Conjunto e os discentes que cumprem pena nesse espaço de reclusão. Como alicerce teórico, os principais autores cujas reflexões guiaram esse debate são: Almeida (2018), hooks (2004, 2013), Fanon (1968, 2008), Davis (2018), Mbembe (2016, 2018), Certeau (1998, 2009) e Evaristo (2005, 2007, 2008, 2009, 2016, 2017, 2020) e tantas outras vozes negras que como faróis iluminaram as passagens dessa jornada. Auxiliando na construção do caminho metodológico, a pesquisa será orientada pelas Escrevivências onde as narrativas das experiências ganharam centralidade na investigação, as quais preveem a possibilidade de problematização e intervenção sobre a realidade. As narrativas em cartas, pressupõem uma aproximação mais pessoal com os/as leitores/as, além de posicionar e dar visibilidade aos/as colaboradores/as. A pesquisa é tipificada como narrativa e tecida com as inspirações epistemológicas dos estudos com os cotidianos e com as escrevivências. Os resultados demonstraram a relevância da escola dentro da prisão, o seu influxo positivo na trajetória dos estudantes durante o período de encarceramento. A escola tem possibilitado momentos formativos para os estudantes, mas permanece o grande desafio a ser enfrentado, afetar os/as docentes para construção de práticas pedagógicas mais significativas no que tange o enfrentamento e combate ao racismo, dentro da prisão. Uma prática pedagógica que transgrida as hegemonias raciais e contribua eficazmente na afirmação da identidade negra desse homem encarcerado, vislumbrando sua reinserção social. Percebeu-se um incômodo silenciamento tanto a respeito do racismo e suas concepções construídas ideologicamente que permanecem vivas nas memórias e atitudes dos estudantes, ainda que de forma escamoteada, quanto sobre os excessos cometidos na prisão, a opressão e o assujeitamento impostos aos corpos. Nos Encontros Escreviventes, alguns conceitos foram sendo (des)velados pelos estudantes e professores (as), mostraram-se acessíveis ao diálogo e reflexões para uma possível reconfiguração das práticas, (re)inventando modos outros de se fazer a educação prisional. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o rompimento desse silêncio, propiciando inquietudes e debates sobre enfrentamento e combate ao racismo e a educação nas prisões.
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spelling Escrevivendo a vida: educação e racismo entre as grades do presídio de Serrinha – BahiaWriting life: education and racism within the bars of Serrinha Prison - BahiaEducação prisionalRacismo EstruturalMasculinidadeA presente pesquisa tem como objeto de estudo a Educação Prisional, lançando um olhar sobre a importância da escola inserida no ambiente de privação de liberdade, seus cotidianos e o enfrentamento do racismo, no presídio de segurança máxima localizado no município de Serrinha-BA. A nossa pretensão é conhecer essa realidade através do olhar dos estudantes, dos (das) docentes e demais colaboradores. Para isso, proponho como principal objetivo compreender a importância da escola dentro da prisão, como se configura o seu papel no enfrentamento do racismo e os principais desafios enfrentados no trabalho pedagógico no âmbito prisional de Serrinha – BA. No desígnio de responder a tal inquietação, delineiam-se os seguintes objetivos específicos: Conhecer as experiências das/os professoras/es no que se refere às suas práticas pedagógicas na prisão e as relações étnico-raciais; Conhecer as experiências dos discentes no que diz respeito à educação, formação do homem no cárcere, racismo e encarceramento; e Proporcionar discussões sobre relações étnico-raciais interligadas ao exercício efetivo da docência, para possibilitar estreita relação entre teoria e prática. Os/as participantes, coautores/as da pesquisa, são professores/as que atuam no Conjunto e os discentes que cumprem pena nesse espaço de reclusão. Como alicerce teórico, os principais autores cujas reflexões guiaram esse debate são: Almeida (2018), hooks (2004, 2013), Fanon (1968, 2008), Davis (2018), Mbembe (2016, 2018), Certeau (1998, 2009) e Evaristo (2005, 2007, 2008, 2009, 2016, 2017, 2020) e tantas outras vozes negras que como faróis iluminaram as passagens dessa jornada. Auxiliando na construção do caminho metodológico, a pesquisa será orientada pelas Escrevivências onde as narrativas das experiências ganharam centralidade na investigação, as quais preveem a possibilidade de problematização e intervenção sobre a realidade. As narrativas em cartas, pressupõem uma aproximação mais pessoal com os/as leitores/as, além de posicionar e dar visibilidade aos/as colaboradores/as. A pesquisa é tipificada como narrativa e tecida com as inspirações epistemológicas dos estudos com os cotidianos e com as escrevivências. Os resultados demonstraram a relevância da escola dentro da prisão, o seu influxo positivo na trajetória dos estudantes durante o período de encarceramento. A escola tem possibilitado momentos formativos para os estudantes, mas permanece o grande desafio a ser enfrentado, afetar os/as docentes para construção de práticas pedagógicas mais significativas no que tange o enfrentamento e combate ao racismo, dentro da prisão. Uma prática pedagógica que transgrida as hegemonias raciais e contribua eficazmente na afirmação da identidade negra desse homem encarcerado, vislumbrando sua reinserção social. Percebeu-se um incômodo silenciamento tanto a respeito do racismo e suas concepções construídas ideologicamente que permanecem vivas nas memórias e atitudes dos estudantes, ainda que de forma escamoteada, quanto sobre os excessos cometidos na prisão, a opressão e o assujeitamento impostos aos corpos. Nos Encontros Escreviventes, alguns conceitos foram sendo (des)velados pelos estudantes e professores (as), mostraram-se acessíveis ao diálogo e reflexões para uma possível reconfiguração das práticas, (re)inventando modos outros de se fazer a educação prisional. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o rompimento desse silêncio, propiciando inquietudes e debates sobre enfrentamento e combate ao racismo e a educação nas prisões.This research aims to study the education at a jail context, focusing on the importance of the school inserted in the environment of freedom deprivation, its daily lives, and facing racism, in the maximum-security prison located in the municipality of Serrinha, Bahia State (BA), Brazil. The purpose is to know such reality from the point of view of students, teachers, and other collaborators. For this intent, the main objective is to understand the importance of the school within the jail, how its role is characterized in the face of racism, and the main challenges encountered in the pedagogical work in the jail environment of Serrinha, BA. To respond to such concern, the following specific objectives are outlined: (a) knowing the experiences of the teachers regarding their pedagogical practices in jail and ethnic-racial relations; (b) knowing the students' experiences regarding education, formation of the imprisoned man, racism, and incarceration; and (c) providing discussions on ethnic-racial relations linked to the effective exercise of teaching, enabling a close correlation between theory and practice. The participants, co-authors of the research, are teachers who work in the Complex and students who serve time in this confinement space. As a theoretical foundation, the main authors whose reflections guided this debate are Almeida (2018), Hooks (2004, 2013), Fanon (1968, 2008), Davis (2018), Mbembe (2016, 2018), Certeau (1998, 2009), and Evaristo (2005, 2007, 2008, 2009, 2016, 2017, 2020), and so many other black voices that illuminated, like lighthouses, the passages of this journey. Helping the methodological path construction, this research is guided by the Escrivivências (Writing-living), by which the narratives of the experiences gained centrality in the investigation, predicting the questioning and intervention possibility on reality. The narratives in letters presuppose a more personal approach with the readers, in addition to positioning and giving visibility to the collaborators. The research is typified as narrative and woven with the epistemological inspirations of studies of everyday life and writing.The results showed the relevance of the school in the jail, its positive influence on the students’ trajectory during the incarceration period. The school has enabled formative moments for the students, but the great challenge remains, that is, to move the teachers to build more significant pedagogical practices to confront and combat racism in the jail, a pedagogical practice that transgresses racial hegemonies and effectively contributes to the affirmation of the black identity of this incarcerated man, glimpsing his social reintegration. An uncomfortable silencing was noticed, both regarding racism and its ideologically constructed conceptions that remain alive in the students' memories and attitudes, even if in a hidden way, and about the excesses committed in jail as the oppression and physical subjection imposed. In the meetings of the Writing-living, some concepts were unveiled by students and teachers; they were accessible to dialogue and reflections for a possible practices reconfiguration, (re)inventing other ways to develop education in jail. It is hoped that this research can contribute to breaking this silence, providing concerns and debates about facing and combating racism during education in a prison environment.Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDOliveira, Iris VerenaSilva, Ana Lúcia Gomes daAlmeida, Carla VeronicaSilva, Edilene Araújo da2024-04-22T20:52:23Z2024-04-22T20:52:23Z2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Edilene Araújo da Elmo. Escrevivendo a vida: educação e racismo entre as grades do presídio de Serrinha – Bahia. Orientador: Osni Oliveira Noberto da Silva. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5308porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5308Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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