Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carla Raquel Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.
id UNEB-8_6a7472602939e061d5bd381cf6a424f2
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5531
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporâneaApprentices in the country of teaching: an Alice in Wonderland analogy to rethink contemporary educationPrática docenteProfessor pesquisador-reflexivoProtagonismo discentePedagogia libertadoraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.This Course Completion Work (TCC), from the perspective of a pedagogical product, presents as its theme “Apprentices in the Country of Teaching: An analogy of Alice in Wonderland to rethink contemporary education”. Its main objective is to establish an analogy between the work Alice in Wonderland and contemporary pedagogical theories, seeking to understand the dialogical teaching praxis between School and Non-School spaces. That said, the research methodology will be bibliographic and case study in nature with a qualitative approach and content analysis. The discussion brings the relationship between the literary work and aspects observed in education in the city of Juazeiro-BA, reflecting the role of the teacher and encouraging him to pedagogical praxis, provoking students' curiosity and criticality for a quality, transformative and meaningful education. To this end, the research will draw on contemporary educational theoretical sources such as liberating pedagogy and new pedagogy as opposed to traditional pedagogy from the perspective, mainly of Freire (1996) and Garcia (1977), as well as bringing Bechtlufft and Garcia (2015) into the foundation from Alice to education. That said, this study offers theoretical and practical contributions to rethink education, using the work as a means of reflection that promotes student-centered approaches and the development of fundamental skills for 21st century education.UNEBSilva, Francineide SantanaAntunes, Claudia MaisaSilva, Francisco de AssisDias, Carla Raquel Gomes2024-06-10T19:52:09Z2024-06-10T19:52:09Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-12T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5531Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-12T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
Apprentices in the country of teaching: an Alice in Wonderland analogy to rethink contemporary education
title Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
spellingShingle Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
Dias, Carla Raquel Gomes
Prática docente
Professor pesquisador-reflexivo
Protagonismo discente
Pedagogia libertadora
title_short Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
title_full Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
title_fullStr Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
title_full_unstemmed Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
title_sort Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
author Dias, Carla Raquel Gomes
author_facet Dias, Carla Raquel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francineide Santana
Antunes, Claudia Maisa
Silva, Francisco de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carla Raquel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Professor pesquisador-reflexivo
Protagonismo discente
Pedagogia libertadora
topic Prática docente
Professor pesquisador-reflexivo
Protagonismo discente
Pedagogia libertadora
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-06-10T19:52:09Z
2024-06-10T19:52:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150479556608