Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI. |
id |
UNEB-8_6a7472602939e061d5bd381cf6a424f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5531 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporâneaApprentices in the country of teaching: an Alice in Wonderland analogy to rethink contemporary educationPrática docenteProfessor pesquisador-reflexivoProtagonismo discentePedagogia libertadoraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.This Course Completion Work (TCC), from the perspective of a pedagogical product, presents as its theme “Apprentices in the Country of Teaching: An analogy of Alice in Wonderland to rethink contemporary education”. Its main objective is to establish an analogy between the work Alice in Wonderland and contemporary pedagogical theories, seeking to understand the dialogical teaching praxis between School and Non-School spaces. That said, the research methodology will be bibliographic and case study in nature with a qualitative approach and content analysis. The discussion brings the relationship between the literary work and aspects observed in education in the city of Juazeiro-BA, reflecting the role of the teacher and encouraging him to pedagogical praxis, provoking students' curiosity and criticality for a quality, transformative and meaningful education. To this end, the research will draw on contemporary educational theoretical sources such as liberating pedagogy and new pedagogy as opposed to traditional pedagogy from the perspective, mainly of Freire (1996) and Garcia (1977), as well as bringing Bechtlufft and Garcia (2015) into the foundation from Alice to education. That said, this study offers theoretical and practical contributions to rethink education, using the work as a means of reflection that promotes student-centered approaches and the development of fundamental skills for 21st century education.UNEBSilva, Francineide SantanaAntunes, Claudia MaisaSilva, Francisco de AssisDias, Carla Raquel Gomes2024-06-10T19:52:09Z2024-06-10T19:52:09Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-12T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5531Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-12T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea Apprentices in the country of teaching: an Alice in Wonderland analogy to rethink contemporary education |
title |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
spellingShingle |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea Dias, Carla Raquel Gomes Prática docente Professor pesquisador-reflexivo Protagonismo discente Pedagogia libertadora |
title_short |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
title_full |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
title_fullStr |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
title_sort |
Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea |
author |
Dias, Carla Raquel Gomes |
author_facet |
Dias, Carla Raquel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francineide Santana Antunes, Claudia Maisa Silva, Francisco de Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carla Raquel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Professor pesquisador-reflexivo Protagonismo discente Pedagogia libertadora |
topic |
Prática docente Professor pesquisador-reflexivo Protagonismo discente Pedagogia libertadora |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-06-10T19:52:09Z 2024-06-10T19:52:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150479556608 |