É hora de brincar! as brincadeiras como potencializadoras na apropriação do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1824
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagem e Identidades, do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, trata das brincadeiras que fazem parte da cultura local de Jacobina – BA, entendendo-as como potencializadoras do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Apresenta como objetivo principal identificar as brincadeiras da cultura popular das comunidades do Itapicuru e Tombador, inserindo-as no contexto escolar e nas práticas pedagógicas, através de projeto de intervenção pedagógica, criado coletivamente na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (EMAMG), no município de Jacobina – BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada nos pressupostos da pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas, a saber: a) revisão de literatura das categorias brincadeira, cultura, cultura popular, identidade, alfabetização e letramento; b) entrevista narrativa com treze moradoras/es das referidas comunidades e com oito crianças estudantes do terceiro ano da EMAMG, a fim de conhecer as brincadeiras da história local e sua relevância para a vida delas, e c) rodas de estudos na EMAMG com as/o professoras/or, coordenadoras e diretora, a fim de reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis da cultura popular no processo de alfabetização. Como embasamento teórico, levaram-se em consideração os estudos dos seguintes autores: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2002, 2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). Após as narrativas dos/as colaboradores/as, identificaram-se doze brincadeiras como pertencentes à cultura popular de Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. Entretanto, detectou-se que essas brincadeiras não fazem parte do contexto da EMAMG, principalmente no Ensino Fundamental, visto que ainda não são compreendidas como estratégias na organização do trabalho pedagógico para as crianças em processo de alfabetização. Após as rodas de estudos, os/as professores/as da referida escola teceram comentários reflexivos para o reconhecimento das brincadeiras da cultura popular local como elemento de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, apontando a possibilidade de inserção das mesmas nas práticas educativas, com base na elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, a ser aplicado na EMAMG, no ano letivo de 2019. Através das brincadeiras infantis da cultura popular local, as crianças criam autonomia e representam suas impressões sobre seu contexto social. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras fomentam inúmeras aprendizagens psíquicas, motoras e cognitivas na vida da criança, a ponto de possibilitar a apropriação do letramento.
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada nos pressupostos da pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas, a saber: a) revisão de literatura das categorias brincadeira, cultura, cultura popular, identidade, alfabetização e letramento; b) entrevista narrativa com treze moradoras/es das referidas comunidades e com oito crianças estudantes do terceiro ano da EMAMG, a fim de conhecer as brincadeiras da história local e sua relevância para a vida delas, e c) rodas de estudos na EMAMG com as/o professoras/or, coordenadoras e diretora, a fim de reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis da cultura popular no processo de alfabetização. Como embasamento teórico, levaram-se em consideração os estudos dos seguintes autores: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2002, 2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). Após as narrativas dos/as colaboradores/as, identificaram-se doze brincadeiras como pertencentes à cultura popular de Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. Entretanto, detectou-se que essas brincadeiras não fazem parte do contexto da EMAMG, principalmente no Ensino Fundamental, visto que ainda não são compreendidas como estratégias na organização do trabalho pedagógico para as crianças em processo de alfabetização. Após as rodas de estudos, os/as professores/as da referida escola teceram comentários reflexivos para o reconhecimento das brincadeiras da cultura popular local como elemento de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, apontando a possibilidade de inserção das mesmas nas práticas educativas, com base na elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, a ser aplicado na EMAMG, no ano letivo de 2019. Através das brincadeiras infantis da cultura popular local, as crianças criam autonomia e representam suas impressões sobre seu contexto social. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras fomentam inúmeras aprendizagens psíquicas, motoras e cognitivas na vida da criança, a ponto de possibilitar a apropriação do letramento.This study, linked to the Research, Language and Identity line of the Professional Master in Education and Diversity (MPED) of the Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, deals with the games that are part of the local culture of Jacobina - BA, understanding them as potentiators of the literacy process in the perspective of literacy. Its main objective is to identify the play of popular culture in t+-7/he communities of Itapicuru and Tombador, inserting them in the school context and in the pedagogical practices, through a pedagogical intervention project, created collectively in the Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (EMAMG), in Jacobina - BA. It is a qualitative research based on the presuppositions of action research, developed in three stages: a) literature review of the joke, culture, popular culture, identity, literacy categories; b) narrative interview with thirteen residents of these communities and with eight children from the third stage of the EMAMG, in order to know the jokes of local history and the relevance to their lives, and c) study wheels at EMAMG with the teachers, coordinators and director, in order to reflect on the importance of children's jokes of popular culture in the literacy process. As a theoretical basis, the studies of the following authors were taken into account: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). After the narratives of the collaborators, twelve jokes were identified as belonging to popular culture of Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. However, it was detected that these jokes are not part of the context of the EMAMG, mainly in Elementary School, since they are not yet understood as strategies in the organization of the pedagogical work for children in the literacy process. After the study wheels, the teachers of this school made reflexive comments for the recognition of the jokes of local popular culture as an element of learning to read and write in the perspective of literacy, pointing out the possibility of insertion of the same in the practices based on the elaboration of a project of pedagogical intervention, to be applied in EMAMG, in the academic year of 2019. Through jokes of the children of local popular culture, children create autonomy and represent their impressions of their social context. At the same time, these jokes foster innumerable psychic, motor, and cognitive learning in the life of the child, to the point of enabling the appropriation of literacy.Sousa, Denise Dias de CarvalhoDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoFagundes, Tereza Cristina P. CarvalhoLima, Daniela dos Santos2021-08-12T20:19:40Z2021-08-12T20:19:40Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLIMA, Daniela dos Santos. É hora de brincar! As brincadeiras como potencializadoras na apropriação do letramento. Orientadora: Denise Dias de Carvalho Sousa. 2018. 267f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:47Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1824Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:47Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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