Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cezar Roberto Sarly da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3332
Resumo: Esta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.
id UNEB-8_76721fbff4f73829a081a6897c25c288
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3332
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEBDistance education, active methodologies, and hybridism: a pedagogical design for higher education in UNEB's semi-presential curricular componentsDesenho PedagógicoEducação a Distância (EaD)Ensino HíbridoMetodologias AtivasTecnologias DigitaisEsta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.This research deals with the use of active methodologies and digital technologies in semi-presential subjects in on-campus undergraduate courses at the State University of Bahia (UNEB). There is the following research problem: How can active methodologies and digital technologies be articulated in a collaborative pedagogical design for the semi-presential curricular components of the exact area, of the Presential Undergraduate Courses at the State University of Bahia (UNEB)? For this purpose, the objective is to develop a pedagogical design that helps the teaching-learning process of the semi-presential curricular components of the exact area, of the UNEB Presential Undergraduate Courses, making use of active methodologies and digital technologies, and for that, they have as specific objectives: to diagnose the most significant teaching-learning strategies, about active methodologies and digital technologies used by professors of UNEB Undergraduate Courses; to analyze the pedagogical and technological tools available and used in the Virtual Learning Environment (VLE) for the application of active methodologies in the semi-presential curricular components of the exact area, of the UNEB Presential Undergraduate Courses; propose a pedagogical design for the offer of semi-presential curricular components in the exact area, of the On-campus undergraduate courses at the State University of Bahia - UNEB. Methodologically, the research is of an applied nature, with a qualitative approach, as for the objectives it is exploratory, and for its design, bibliographic, documentary research, with Research-Application, and field research of the case study type was used. For data collection, books, scientific articles, documents and direct observation were used in the Virtual Learning Environment (VLE). The aim of this study was not only to point out trends, but to suggest a pedagogical design, based on UNEB's institutional guidelines. Finally, it was hoped that the proposal developed here will tend to generate good results for the student's learning process, standardizing the methodological processes of offering UNEB's semipresential subjects, and can be extended to the other UNEB Undergraduate Courses, enriching the classes, awakening creativity, as well as new knowledge and pedagogical practices.Nonato, Emanuel do Rosário SantosKenski, Vani MoreiraRamos, Rosemary LacerdaSales, Kathia Marise BorgesSilva, Cezar Roberto Sarly da2022-09-20T12:44:02Z2022-09-20T12:44:02Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Cezar Roberto Sarly da. Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB. Orientador: Emanuel do Rosário Santos Nonato. 2021. 168f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:38:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3332Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:38:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
Distance education, active methodologies, and hybridism: a pedagogical design for higher education in UNEB's semi-presential curricular components
title Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
spellingShingle Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
Silva, Cezar Roberto Sarly da
Desenho Pedagógico
Educação a Distância (EaD)
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
Tecnologias Digitais
title_short Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
title_full Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
title_fullStr Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
title_full_unstemmed Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
title_sort Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB
author Silva, Cezar Roberto Sarly da
author_facet Silva, Cezar Roberto Sarly da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nonato, Emanuel do Rosário Santos
Kenski, Vani Moreira
Ramos, Rosemary Lacerda
Sales, Kathia Marise Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cezar Roberto Sarly da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Pedagógico
Educação a Distância (EaD)
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
Tecnologias Digitais
topic Desenho Pedagógico
Educação a Distância (EaD)
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
Tecnologias Digitais
description Esta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
2022-09-20T12:44:02Z
2022-09-20T12:44:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cezar Roberto Sarly da. Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB. Orientador: Emanuel do Rosário Santos Nonato. 2021. 168f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3332
identifier_str_mv SILVA, Cezar Roberto Sarly da. Educação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB. Orientador: Emanuel do Rosário Santos Nonato. 2021. 168f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151014330368