A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Matheus Marcos de Brito da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3367
Resumo: O presente trabalho investigou, em uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a importância de aliar o ensino às situações que fazem parte do cotidiano do estudante. O objetivo foi construir uma sequência didática, para o ensino da circunferência, usando como organizador prévio o GPS. Com uma visão baseada na teoria de David P. Ausubel sobre aprendizagem significativa, buscamos mostrar pontos de vista a serem explorados pelo educador para a condução do processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar e relacionar as teorias dos principais autores e teóricos que abordam o conceito da aprendizagem significativa e suas implicações. Para este momento foi escolhido a tecnologia utilizada no Sistema de Posicionamento Global (GPS), envolvendo o conceito de trilateração e os aspectos geométricos contidos no processo de localização. Utilizando o software GeoGebra como recurso auxiliar para o ensino do tópico circunferência de geometria analítica, foi construída uma sequência didática para exemplificar a contextualização do conteúdo de matemática com a tecnologia utilizada no GPS. Com os efeitos da pandemia e alguns aspectos relacionados aos cronogramas escolares, a aplicação da sequência só será possível no próximo ano, quando a mesma será efetivamente testada e melhorada a partir dos resultados obtidos. Apesar disso, a discussão acerca do tema promove uma reflexão sobre o papel dos organizadores prévios na construção de pontes entre os conteúdos a serem apresentados e a identidade cognitiva do estudante, na expectativa de que esse conteúdo novo possa adquirir significado na sua estrutura cognitiva.
id UNEB-8_7ef6cd92ba19ae7a9d2969f833c2bb89
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3367
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)The Importance of Using Advance Organizers in Teaching Geometry: The Case of the Global Positioning System (GPS)Organizador PrévioAprendizagem SignificativaEnsinoGPSGeometria Analítica.O presente trabalho investigou, em uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a importância de aliar o ensino às situações que fazem parte do cotidiano do estudante. O objetivo foi construir uma sequência didática, para o ensino da circunferência, usando como organizador prévio o GPS. Com uma visão baseada na teoria de David P. Ausubel sobre aprendizagem significativa, buscamos mostrar pontos de vista a serem explorados pelo educador para a condução do processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar e relacionar as teorias dos principais autores e teóricos que abordam o conceito da aprendizagem significativa e suas implicações. Para este momento foi escolhido a tecnologia utilizada no Sistema de Posicionamento Global (GPS), envolvendo o conceito de trilateração e os aspectos geométricos contidos no processo de localização. Utilizando o software GeoGebra como recurso auxiliar para o ensino do tópico circunferência de geometria analítica, foi construída uma sequência didática para exemplificar a contextualização do conteúdo de matemática com a tecnologia utilizada no GPS. Com os efeitos da pandemia e alguns aspectos relacionados aos cronogramas escolares, a aplicação da sequência só será possível no próximo ano, quando a mesma será efetivamente testada e melhorada a partir dos resultados obtidos. Apesar disso, a discussão acerca do tema promove uma reflexão sobre o papel dos organizadores prévios na construção de pontes entre os conteúdos a serem apresentados e a identidade cognitiva do estudante, na expectativa de que esse conteúdo novo possa adquirir significado na sua estrutura cognitiva.This study investigated, through a qualitative and exploratory approach, the importance of aligning teaching with situations that are part of the student's daily life. The objective was to construct a didactic sequence for teaching the circumference, using GPS as a prior organizer. With a view based on David P. Ausubel's theory of meaningful learning, we aimed to show perspectives to be explored by educators in guiding the teaching-learning process. The methodology used was a bibliographic research to identify and relate the theories of the main authors and theorists who address the concept of meaningful learning and its implications. For this purpose, the technology used in the Global Positioning System (GPS) was chosen, involving the concept of trilateration and the geometric aspects contained in the location process. Using GeoGebra software as an auxiliary resource for teaching the topic of the circumference in analytic geometry, a didactic sequence was constructed to exemplify the contextualization of mathematics content with the technology used in GPS. Due to the effects of the pandemic and some aspects related to school schedules, the application of the sequence will only be possible next year, when it will be effectively tested and improved based on the results obtained. Despite this, the discussion about the topic promotes a reflection on the role of prior organizers in building bridges between the content to be presented and the student's cognitive identity, in the expectation that this new content may acquire meaning in their cognitive structure.Ferreira, Mário de JesusFerreira, Maridete Brito CunhaMelo, Válber Márcio de ArgoloCruz, Matheus Marcos de Brito da2022-09-27T16:13:05Z2022-09-27T16:13:05Z2021-02-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCRUZ, Matheus Marcos de Brito da. A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do sistema de posicionamento global (GPS). Orientador: Mário de Jesus Ferreira. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3367Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
The Importance of Using Advance Organizers in Teaching Geometry: The Case of the Global Positioning System (GPS)
title A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
spellingShingle A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Cruz, Matheus Marcos de Brito da
Organizador Prévio
Aprendizagem Significativa
Ensino
GPS
Geometria Analítica.
title_short A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
title_full A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
title_fullStr A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
title_full_unstemmed A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
title_sort A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
author Cruz, Matheus Marcos de Brito da
author_facet Cruz, Matheus Marcos de Brito da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mário de Jesus
Ferreira, Maridete Brito Cunha
Melo, Válber Márcio de Argolo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Matheus Marcos de Brito da
dc.subject.por.fl_str_mv Organizador Prévio
Aprendizagem Significativa
Ensino
GPS
Geometria Analítica.
topic Organizador Prévio
Aprendizagem Significativa
Ensino
GPS
Geometria Analítica.
description O presente trabalho investigou, em uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a importância de aliar o ensino às situações que fazem parte do cotidiano do estudante. O objetivo foi construir uma sequência didática, para o ensino da circunferência, usando como organizador prévio o GPS. Com uma visão baseada na teoria de David P. Ausubel sobre aprendizagem significativa, buscamos mostrar pontos de vista a serem explorados pelo educador para a condução do processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar e relacionar as teorias dos principais autores e teóricos que abordam o conceito da aprendizagem significativa e suas implicações. Para este momento foi escolhido a tecnologia utilizada no Sistema de Posicionamento Global (GPS), envolvendo o conceito de trilateração e os aspectos geométricos contidos no processo de localização. Utilizando o software GeoGebra como recurso auxiliar para o ensino do tópico circunferência de geometria analítica, foi construída uma sequência didática para exemplificar a contextualização do conteúdo de matemática com a tecnologia utilizada no GPS. Com os efeitos da pandemia e alguns aspectos relacionados aos cronogramas escolares, a aplicação da sequência só será possível no próximo ano, quando a mesma será efetivamente testada e melhorada a partir dos resultados obtidos. Apesar disso, a discussão acerca do tema promove uma reflexão sobre o papel dos organizadores prévios na construção de pontes entre os conteúdos a serem apresentados e a identidade cognitiva do estudante, na expectativa de que esse conteúdo novo possa adquirir significado na sua estrutura cognitiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
2022-09-27T16:13:05Z
2022-09-27T16:13:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Matheus Marcos de Brito da. A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do sistema de posicionamento global (GPS). Orientador: Mário de Jesus Ferreira. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3367
identifier_str_mv CRUZ, Matheus Marcos de Brito da. A importância do uso de organizadores prévios no ensino de geometria: o caso do sistema de posicionamento global (GPS). Orientador: Mário de Jesus Ferreira. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151105556480