Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3635
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.
id UNEB-8_83ceeafd6cf83915997aef2649c3a371
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3635
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricosMathematics Education Students' Conceptions of the Meaning of the '=' Symbol in Arithmetic and Algebraic ContextsConcepçõesSinal de IgualdadeContexto Aritmético e AlgébricoÁlgebra e Educação MatemáticaEsta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.This research aims to investigate what are the conceptions of undergraduate students in mathematics about the meaning of the symbol “=” in arithmetic and algebraic contexts.For this, a research was developed with students of the third semester of Mathematics degree, from the Campus of the Universidade do Estado da Bahia - UNEB, with a qualitative approach to analyze the students' conceptions and a descriptive approach too, because it is a modality that describes or categorizes a situation. And the method used for our research was the content analysis, which is a detailed study of content, words, phrases where we capture the intentions and discard what will not be useful. It is worth noting that the questionnaire applied is a cut made of what was built by Cavalcante (2008), in his research, being it focused on the arithmetic and algebraic context, where we chose only three categories to be analyzed a priori, namely: relational equality , equivalence in conditional equality and functional equality, even knowing that later other categories could arise. All students received the same questions, and the same criteria were used for analysis. The results of this research were of paramount importance, as they not only reveal conceptions about the symbol "=", but also the lack of understanding about it and basic knowledge, demonstrating that even as university students there are gaps about understandings that are of fundamental importance. for curricular components within the Mathematics Degree course. We emphasize the importance of contributions referring to mathematical objects in which their potentialities and meanings go unnoticed most of the time and that can directly or indirectly influence contents that are constantly worked on.Leal, Maria de Fatima CostaSilva, Maria Eliana Santana da CruzBispo, Jaíra de Souza GomesOliveira, Gleiciane da Silva Pereira de2022-10-14T11:46:44Z2022-10-14T11:46:44Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Gleiciane da Silva Pereira de. Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-24T03:00:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3635Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-24T03:00:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
Mathematics Education Students' Conceptions of the Meaning of the '=' Symbol in Arithmetic and Algebraic Contexts
title Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
spellingShingle Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de
Concepções
Sinal de Igualdade
Contexto Aritmético e Algébrico
Álgebra e Educação Matemática
title_short Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
title_full Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
title_fullStr Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
title_full_unstemmed Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
title_sort Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
author Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de
author_facet Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria de Fatima Costa
Silva, Maria Eliana Santana da Cruz
Bispo, Jaíra de Souza Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Sinal de Igualdade
Contexto Aritmético e Algébrico
Álgebra e Educação Matemática
topic Concepções
Sinal de Igualdade
Contexto Aritmético e Algébrico
Álgebra e Educação Matemática
description Esta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14T11:46:44Z
2022-10-14T11:46:44Z
2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Gleiciane da Silva Pereira de. Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3635
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gleiciane da Silva Pereira de. Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151081439232