Gestão escolar democrática e intermitências na rede de ensino de Cansanção-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Fernando Pereira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5458
Resumo: Estudar a forma como se desenvolve a gestão escolar democrática na rede municipal de educação de Cansanção-BA possibilita discutir ações que permeiam a implantação da gestão escolar democrática nas escolas da rede pública municipal de Cansanção-Ba, ao passo que a melhoria da qualidade social da educação pública se tornará ponto central no que tange à participação democrática da comunidade. Para tanto, toma-se como horizonte investigativo duas questões basilares: Quais as diretrizes orientadoras da política de gestão escolar implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para a rede municipal de ensino de Cansanção-BA entre os anos de 2011 a 2022? Em que medida as diretrizes orientadoras da gestão educacional, na rede municipal de educação, favorecem ou dificultam a participação e a autonomia da comunidade na gestão escolar? Objetivamos analisar as diretrizes que orientam a política da gestão escolar implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para a rede municipal de ensino de Cansanção-BA, entre os anos de 2011 a 2022, bem como a forma pela qual foi prevista e como se dá a participação da comunidade escolar no processo administrativo da escola. A metodologia da pesquisa se desenvolve nas bases da pesquisa-ação e da pesquisa participante, uma vez que se destina a uma problematização crítica da gestão escolar pelos próprios gestores escolares. Acionamos também o movimento de leitura investigativa, a partir da materialidade das relações sociais, no âmbito da escola. Utilizamos como instrumentos investigativos a pesquisa documental, a roda de conversa e a entrevista. Participaram da pesquisa três secretários de educação e duas equipes gestoras de escolas. Como intervenção e produto realizamos o “Seminário sobre Gestão Escolar Democrática” e o projeto de link de diálogos com a comunidade escolar “Fala, Comunidade”. As discussões versam sobre a compreensão de quais políticas públicas são observadas nos espaços educativos e o ponto de partida para o diálogo acerca da interação exercida pela comunidade no projeto pedagógico escolar, assim como os impactos causados pelas diretrizes educacionais, no viés de democratizar a gestão escolar. Concluímos que a promulgação do PME (2015), o regimento escolar unificado (2011) e os cursos de formação para gestores escolares (Progestão, GEF e FPE) são diretrizes de perspectiva crítica, democrática e que incentivam a participação das comunidades: escolar e local na gestão da escola. No entanto, a escolha dos líderes escolares, por eleição, ainda é um desafio a ser superado pela administração pública da cidade. E, ainda, que todas as ações desenvolvidas no período estudado foram pertinentes ao estímulo da gestão escolar democrática, mas ainda há muito que ser superado quando se trata deste tema, uma longa jornada que iniciada há alguns anos galga a cada dia, cada passo dado, a consolidação de espaços escolares mais democráticos e humanos.
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Em que medida as diretrizes orientadoras da gestão educacional, na rede municipal de educação, favorecem ou dificultam a participação e a autonomia da comunidade na gestão escolar? Objetivamos analisar as diretrizes que orientam a política da gestão escolar implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para a rede municipal de ensino de Cansanção-BA, entre os anos de 2011 a 2022, bem como a forma pela qual foi prevista e como se dá a participação da comunidade escolar no processo administrativo da escola. A metodologia da pesquisa se desenvolve nas bases da pesquisa-ação e da pesquisa participante, uma vez que se destina a uma problematização crítica da gestão escolar pelos próprios gestores escolares. Acionamos também o movimento de leitura investigativa, a partir da materialidade das relações sociais, no âmbito da escola. Utilizamos como instrumentos investigativos a pesquisa documental, a roda de conversa e a entrevista. Participaram da pesquisa três secretários de educação e duas equipes gestoras de escolas. Como intervenção e produto realizamos o “Seminário sobre Gestão Escolar Democrática” e o projeto de link de diálogos com a comunidade escolar “Fala, Comunidade”. As discussões versam sobre a compreensão de quais políticas públicas são observadas nos espaços educativos e o ponto de partida para o diálogo acerca da interação exercida pela comunidade no projeto pedagógico escolar, assim como os impactos causados pelas diretrizes educacionais, no viés de democratizar a gestão escolar. Concluímos que a promulgação do PME (2015), o regimento escolar unificado (2011) e os cursos de formação para gestores escolares (Progestão, GEF e FPE) são diretrizes de perspectiva crítica, democrática e que incentivam a participação das comunidades: escolar e local na gestão da escola. No entanto, a escolha dos líderes escolares, por eleição, ainda é um desafio a ser superado pela administração pública da cidade. E, ainda, que todas as ações desenvolvidas no período estudado foram pertinentes ao estímulo da gestão escolar democrática, mas ainda há muito que ser superado quando se trata deste tema, uma longa jornada que iniciada há alguns anos galga a cada dia, cada passo dado, a consolidação de espaços escolares mais democráticos e humanos.Studying the way in which democratic school management is developed in the municipal education network of Cansanção-BA makes it possible to discuss actions that permeate the implementation of democratic school management in schools in the municipal public network of Cansanção-Ba, while improving the social quality of Public education will become a central point in terms of the community’s democratic participation. To this end, two basic questions are taken as an investigative horizon: What are the guidelines for the school management policy implemented by the Municipal Department of Education for the municipal education network of Cansanção-BA between the years 2011 and 2022? To what extent do the guidelines for educational management, in the municipal education network, favor or hinder community participation and autonomy in school management? We aim to analyze the guidelines that guide the school management policy implemented by the Municipal Department of Education for the municipal education network of Cansanção-BA, between the years 2011 and 2022, as well as the way in which it was foreseen and how the participation of the school community in the school administrative process. The research methodology is developed on the basis of action research and participatory research, as it is intended for a critical problematization of school management by school managers themselves. We also activate the investigative reading movement, based on the materiality of social relations, within the school. We used documentary research, conversation circles and interviews as investigative instruments. Three education secretaries and two school management teams participated in the research. As an intervention and product, we carried out the “Seminar on Democratic School Management” and the dialogue link project with the school community “Fala, Comunidade”. The discussions focus on understanding which public policies are observed in educational spaces and the starting point for dialogue about the interaction carried out by the community in the school pedagogical project, as well as the impacts caused by educational guidelines, with a view to democratizing school management. We conclude that the promulgation of the PME (2015) The unified school regulations (2011) and the training courses for school managers (Progestion, GEF and FPE) are guidelines with a critical, democratic perspective and that encourage the participation of communities: school and local in school management. However, the choice of school leaders, by election, is still a challenge to be overcome by the city's public administration. And, furthermore, all the actions developed in the period studied were relevant to encouraging democratic school management, but there is still a lot to be overcome when it comes to this topic, a long journey that began a few years ago progresses day by day, each step taken , the consolidation of more democratic and humane school spaces.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)Ferreira, Maria Jucilene LimaJesus, Rosane Meire Vieira deSantos, Claúdio Eduardo Félix doseducação públicaJesus, Fernando Pereira de2024-06-01T14:46:02Z2024-06-01T14:46:02Z2024-04-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfJESUS, Fernando Pereira de. Gestão escolar democrática e intermitências na rede de ensino de Cansanção-BA. Orientadora: Maria Jucilene Lima Ferreira. 2024. 135f. 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