Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drabach, Nadia Pedrotti
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000049nc
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1657
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_ffec94643ffdcf99cb4fb9c2b59174fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1657
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversaDemocratic school management and administration management: the perverse confluenceGestão democráticaGestão gerencialEducação públicaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.Given the complexity of issues involved in nowadays educational administration, it is necessary to better understand the policies that underlie changes in the field. Thus, in the present paper it is intended to explain the similarities and differences between managerial organization and the democratic management of education, emphasizing the influences of managerial organization, which is focused on results, in the management model of public education. Therefore, the research proposes to understand the elements that constitute these two models of management, highlighting their interplay in the current configuration of the school management to identify characteristic features of the managerial organization and democratic management, knowing the roots of the managerial administrative model and its consequences for the current configuration of management education and also to identify the confluence between the administration model of management and democratic management and its implications for democracy building in education. In order to accomplish this proposal the study relied on qualitative research approach, looking at factors which made relevant interpretations on literature and build relationships with each other thus it was possible to meet the purposes of work. It can be possible to infer that the model of managerial organization to take ownership of the mechanisms of democratic management brings to the educational context a perverse confluence that endangers the democratic construction. However, the management model that encourages participation, autonomy and decentralization under the point of view of democracy, it constitutes a possibility of building a democratic educational project and a company also based on the principles of democracy.Diante da complexidade de questões que envolvem a gestão educacional hoje, faz-se necessário maior compreensão das políticas que embasam as mudanças nesse campo. Nesse sentido, esse trabalho procura explicitar as aproximações e distanciamento entre a gestão gerencial e a gestão democrática da educação destacando as influências da gestão gerencial, focada nos resultados, no modelo de gestão da educação pública. Diante disso, a pesquisa se propõe conhecer os elementos que constituem esses dois modelos de gestão, evidenciando suas imbricações na atual configuração da gestão escolar; identificar elementos característicos da gestão gerencial e da gestão democrática; conhecer as raízes do modelo administrativo gerencial e suas conseqüências para a configuração atual da gestão da educação; e identificar as confluências entre o modelo de gestão gerencial e gestão democrática e suas implicações para a construção da democracia no campo educacional. Para a materialização desta proposta o estudo apoiou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, buscando em bibliografia pertinente elementos que permitiram construir interpretações e relações entre si, de maneira a responder aos propósitos do trabalho. Pode-se aferir que o modelo de gestão gerencial ao se apropriar dos mecanismos da gestão democrática traz para o âmbito educacional uma confluência perversa que põe em risco a construção democrática. No entanto, o modelo de gestão que favorece a participação, a autonomia e a descentralização seguindo as lentes da democracia, constitui-se uma possibilidade de construção de um projeto educativo democrático e de uma sociedade, igualmente pautada nos princípios democráticos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoDrabach, Nadia Pedrotti2016-06-01T11:59:42Z2016-06-01T11:59:42Z2010-09-182010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1657ark:/26339/00130000049ncporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-18T13:05:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-18T13:05:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
Democratic school management and administration management: the perverse confluence
title Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
spellingShingle Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
Drabach, Nadia Pedrotti
Gestão democrática
Gestão gerencial
Educação pública
title_short Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
title_full Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
title_fullStr Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
title_sort Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
author Drabach, Nadia Pedrotti
author_facet Drabach, Nadia Pedrotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Leonardo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Drabach, Nadia Pedrotti
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Gestão gerencial
Educação pública
topic Gestão democrática
Gestão gerencial
Educação pública
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-18
2010
2016-06-01T11:59:42Z
2016-06-01T11:59:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1657
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000049nc
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1657
identifier_str_mv ark:/26339/00130000049nc
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612377636438016