A inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tatiane da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5304
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
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A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.This work is a master's-level research, linked to the Graduate Program in Education and Diversity at the University of the State of Bahia (PPGED/UNEB), whose purpose is to analyze how the educational inclusion of students target audience of the Special Education within IF Baiano in the perception of NAPNE coordinators and AEE teachers. A was researched in dialectical historical materialism seeking an elaborate, totalizing and critical understanding of the object of study. Field immersion occurred remotely through the use of current tools of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). Specialized (AEE). Used as devices for the construction of experimental data, semi-structured interview and document analysis. The data constructed from these three devices were treated and analyzed using the Triangulation Analysis proposed by Marcondes and Brisola (2014). The results indicate that the IF Baiano has sought to adapt its internal regulations to national legislation dealing with Special Education from an inclusive perspective. Among the analyzed documents, the NAPNE Regulations and the AEE Regulation stand out. However, it was found that such documents, despite representing advances, underwent a review in order to elucidate some issues highlighted by the participants. It is recognized that NAPNE and AEE have distinct and complementary roles in the process of educational inclusion of the target public of Special Education students (PAEE students). Challenges to the process of including these students in the Institute include the conditions of architectural accessibility of the older campuses, lack of financial resources for the NAPNE, shortage of specialized professionals to compose the multidisciplinary teams of the NAPNE, lack of continuing education for the professionals of these teams and precarious articulation between the NAPNEs and between the AEE teachers themselves, which leads to a lack of unification of actions. The most latent potentialities refer to the preconization in the aforementioned documents of the presence of specialized professionals for direct action with PAEE students and beginners promoted by the work of AEE professors on each campus. The completion of this study enabled the understanding of specific issues of the process of inclusion of PAEE students in the IF Baiano.Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDSilva, Osni Oliveira Noberto daNogueira, Suzana AlvesRamos, Michael Daian PachecoLima, Tatiane da Silva2024-04-22T19:42:49Z2024-04-22T19:42:49Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Tatiane da Silva. A inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial no IF Baiano 2022. Orientador: Osni Oliveira Noberto da Silva. 2023. 201f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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