Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Brisa Maria Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4700
Resumo: Esta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.
id UNEB-8_8db0ba7742ffb80fecb5c8effac898fa
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4700
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BANarrative life experiences: storytelling of kindergarten teachers from a philanthropic institution in the neighborhood of Paz, Salvador - BAEducação InfantilPrática PedagógicaIdentidade negraFormação de professorasEsta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.This research has as its theme the training of teachers who work in Early Childhood Education and perceive in their experiences the construction of their black identity. We chose as problematic of this research: are questions about racial relations present in the formative (training) experience of Early Childhood Education teachers? The general objective was to analyze, through the narratives and trajectories, if the questions about racial relations are present in the formative (training) experience of Early Childhood Education teachers. The specific objectives included to verify, based on the teachers' narratives, whether the theme of racial issues appeared in their life stories and academic experience; identify whether the issue of racial issues affects the pedagogical practice of early childhood education teachers and analyze the type of relationship that was historically formed between the field of early childhood education and studies on racial relations based on the teachers' reports. This is a research with a qualitative approach, in which a methodology was used (narrative, life stories or autobiographical, as you prefer to call it), and which had as data collection devices the interview, the questionnaire and the participant observation, in addition to document analysis. It was verified, from the narratives of the teachers, the absence of racial issues in family discussions and in their formative experiences. Historically, the offer of Early Childhood Education was offered to the poor population as a space for little reflection, nullifying the potential of this field of Education. It was verified, from the narratives of the teachers, the lack of knowledge in training spaces about racial relations, from the school path, social and family life and training path of these teachers. In relation to this, there are also no reflections on their pedagogical practice and on their relationship with black children. Questions about racial relations were present in a very punctual way in the training process of these early childhood education teachers.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeSilva, Ana Paula ConceiçãoNunes, Mighian Danae FerreiraFernandes, Mille Caroline RodriguesSales, Mary Valda SouzaMarcelino, Brisa Maria Santos2023-07-28T12:32:28Z2023-07-28T12:32:28Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMARCELINO, Brisa Maria Santos. Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA, 122 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4700porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:36:36Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4700Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:36:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
Narrative life experiences: storytelling of kindergarten teachers from a philanthropic institution in the neighborhood of Paz, Salvador - BA
title Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
spellingShingle Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
Marcelino, Brisa Maria Santos
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Identidade negra
Formação de professoras
title_short Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
title_full Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
title_fullStr Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
title_full_unstemmed Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
title_sort Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA
author Marcelino, Brisa Maria Santos
author_facet Marcelino, Brisa Maria Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Conceição
Nunes, Mighian Danae Ferreira
Fernandes, Mille Caroline Rodrigues
Sales, Mary Valda Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Brisa Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática Pedagógica
Identidade negra
Formação de professoras
topic Educação Infantil
Prática Pedagógica
Identidade negra
Formação de professoras
description Esta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28T12:32:28Z
2023-07-28T12:32:28Z
2023-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCELINO, Brisa Maria Santos. Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA, 122 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4700
identifier_str_mv MARCELINO, Brisa Maria Santos. Experiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA, 122 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
url https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148370870272