Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Naiara Leni Romano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_43fe43d4fc1c2e8bda8214cd35dc553e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197094
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temáticaIdentidade pessoalidentidade e Educação Infantilidentidade e desenvolvimento infantilidentidade e prática pedagógica na Educação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre o conceito de identidade, tendo como referência autores da Sociologia e da Psicologia. Minha intenção em estudar este conceito era compreender, de forma mais aprofundada, o seu uso na prática pedagógica da Educação Infantil. Recorremos a diferentes autores no campo da sociologia – vinculados ao chamado Interacionismo Simbólico; já na Psicologia a referência foram dois autores - Alexis Leontiev e Henri Wallon. Para melhor compreender a presença desta temática na Educação Infantil realizamos uma pesquisa empírica – um estudo documental, cujos materiais de análise foram documentos oficiais destinados à educação infantil produzidos em nível nacional e local. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram o quão complexo são os processos de constituição da identidade na criança, por um lado, e por outro, o quão recorrente é sua utilização nos documentos oficiais destinados à educação infantil, que devem ser orientadores das práticas pedagógica na Educação Infantil. Essa recorrência não vem acompanhada de uma preocupação conceitual mais afinada, o que faz com a palavra “identidade” seja usado com diferentes sentidos e significados, dependendo do termo que a acompanha e qualifica.Florianópolis, SCCampos, Roselane FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaVianna, Naiara Leni Romano2019-07-03T13:38:00Z2019-07-03T13:38:00Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-03T13:38:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197094Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-03T13:38:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
title Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
spellingShingle Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
Vianna, Naiara Leni Romano
Identidade pessoal
identidade e Educação Infantil
identidade e desenvolvimento infantil
identidade e prática pedagógica na Educação Infantil
title_short Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
title_full Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
title_fullStr Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
title_full_unstemmed Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
title_sort Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
author Vianna, Naiara Leni Romano
author_facet Vianna, Naiara Leni Romano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Roselane Fátima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Naiara Leni Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade pessoal
identidade e Educação Infantil
identidade e desenvolvimento infantil
identidade e prática pedagógica na Educação Infantil
topic Identidade pessoal
identidade e Educação Infantil
identidade e desenvolvimento infantil
identidade e prática pedagógica na Educação Infantil
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
2019-07-03T13:38:00Z
2019-07-03T13:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651897726304256