Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_43fe43d4fc1c2e8bda8214cd35dc553e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197094 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temáticaIdentidade pessoalidentidade e Educação Infantilidentidade e desenvolvimento infantilidentidade e prática pedagógica na Educação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre o conceito de identidade, tendo como referência autores da Sociologia e da Psicologia. Minha intenção em estudar este conceito era compreender, de forma mais aprofundada, o seu uso na prática pedagógica da Educação Infantil. Recorremos a diferentes autores no campo da sociologia – vinculados ao chamado Interacionismo Simbólico; já na Psicologia a referência foram dois autores - Alexis Leontiev e Henri Wallon. Para melhor compreender a presença desta temática na Educação Infantil realizamos uma pesquisa empírica – um estudo documental, cujos materiais de análise foram documentos oficiais destinados à educação infantil produzidos em nível nacional e local. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram o quão complexo são os processos de constituição da identidade na criança, por um lado, e por outro, o quão recorrente é sua utilização nos documentos oficiais destinados à educação infantil, que devem ser orientadores das práticas pedagógica na Educação Infantil. Essa recorrência não vem acompanhada de uma preocupação conceitual mais afinada, o que faz com a palavra “identidade” seja usado com diferentes sentidos e significados, dependendo do termo que a acompanha e qualifica.Florianópolis, SCCampos, Roselane FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaVianna, Naiara Leni Romano2019-07-03T13:38:00Z2019-07-03T13:38:00Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-03T13:38:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197094Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-03T13:38:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
title |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
spellingShingle |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática Vianna, Naiara Leni Romano Identidade pessoal identidade e Educação Infantil identidade e desenvolvimento infantil identidade e prática pedagógica na Educação Infantil |
title_short |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
title_full |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
title_fullStr |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
title_full_unstemmed |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
title_sort |
Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática |
author |
Vianna, Naiara Leni Romano |
author_facet |
Vianna, Naiara Leni Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Roselane Fátima Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Naiara Leni Romano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade pessoal identidade e Educação Infantil identidade e desenvolvimento infantil identidade e prática pedagógica na Educação Infantil |
topic |
Identidade pessoal identidade e Educação Infantil identidade e desenvolvimento infantil identidade e prática pedagógica na Educação Infantil |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-21 2019-07-03T13:38:00Z 2019-07-03T13:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651897726304256 |