Jovens... estudantes... e do campo: expressão da diversidade e diálogos sobre identidade em uma escola da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilania de Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1079
Resumo: O presente Documento Referência é resultado de um estudo investigativo com os/as jovens estudantes do campo que estudam em uma escola da cidade, cujo objetivo foi compreender como eles/as, estudantes do turno vespertino do Colégio Estadual João Durval Carneiro constituem as suas identidades culturais. A pesquisa deu centralidade aos jovens estudantes, tentando romper com a perspectiva homogeneizante que, historicamente, atribuiu a eles/as, especialmente os/as do campo, um papel menor e secundário no contexto das práticas cotidianas. Para tanto, considerou concepções teóricas de autores que abordam a juventude como uma construção social, na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades e os/as jovens como sujeitos descentrados do mundo pós-moderno, que têm suas identidades fragmentadas, em constante processo de hibridização. Através da bricolagem metodológica e dos pressupostos das teorias pós-críticas em educação, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa como pano de fundo para a compreensão do objeto de estudo, tendo a análise interpretativa proposta pela Hermenêutica e alguns elementos que se inspiram na Cartografia. O resultado desta bricolagem compôs o referido documento, uma “Etnocartografia”, com as narrativas das identidades culturais dos/as jovens estudantes do campo, visto que cartografa/analisa/interpreta/descreve as experiências dos sujeitos em seus universos socioculturais e no cotidiano escolar. Como dispositivos para o levantamento e construção das informações, utilizaram-se o questionário, a observação participante, com registros no diário de campo, e a tertúlia dialógica cultural. A investigação apontou que, construir uma noção de juventude na perspectiva da diversidade implica considerá-la como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais, hábitos, valores e visões de mundo que constituem as culturas juvenis. Além disso, aponta tais aspectos, como parte de um processo mais amplo de constituição dos sujeitos, com base nas condições sociais, culturais (etnias, identidades religiosas) e de gênero, e também da localização geográfica, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa implicada, este Documento Referência resultou em um Plano de Ações Pedagógicas em atenção às expressões da diversidade dos/as jovens estudantes, com vistas a contribuir para a tessitura de novas possibilidades na escola, a partir da problematização da sua prática educativa.
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Para tanto, considerou concepções teóricas de autores que abordam a juventude como uma construção social, na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades e os/as jovens como sujeitos descentrados do mundo pós-moderno, que têm suas identidades fragmentadas, em constante processo de hibridização. Através da bricolagem metodológica e dos pressupostos das teorias pós-críticas em educação, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa como pano de fundo para a compreensão do objeto de estudo, tendo a análise interpretativa proposta pela Hermenêutica e alguns elementos que se inspiram na Cartografia. O resultado desta bricolagem compôs o referido documento, uma “Etnocartografia”, com as narrativas das identidades culturais dos/as jovens estudantes do campo, visto que cartografa/analisa/interpreta/descreve as experiências dos sujeitos em seus universos socioculturais e no cotidiano escolar. Como dispositivos para o levantamento e construção das informações, utilizaram-se o questionário, a observação participante, com registros no diário de campo, e a tertúlia dialógica cultural. A investigação apontou que, construir uma noção de juventude na perspectiva da diversidade implica considerá-la como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais, hábitos, valores e visões de mundo que constituem as culturas juvenis. Além disso, aponta tais aspectos, como parte de um processo mais amplo de constituição dos sujeitos, com base nas condições sociais, culturais (etnias, identidades religiosas) e de gênero, e também da localização geográfica, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa implicada, este Documento Referência resultou em um Plano de Ações Pedagógicas em atenção às expressões da diversidade dos/as jovens estudantes, com vistas a contribuir para a tessitura de novas possibilidades na escola, a partir da problematização da sua prática educativa.The present Reference Document is the result of an investigative study with boys/girls young students from the countryside who study in a school at city, whose aim was to understand how they, students in the afternoon shift at Colégio Estadual João Durval Carneiro, constitute their cultural identities. The research concentrated on young students, trying break with the homogenizing perspective that, historically, confers to them, especially people who come from countryside, a minor and secondary role in the context of daily practices. For that, it considered theoretical conceptions of authors that approach the youth as a social construction, in search for greater spaces of expression and affirmation to their identities, and young people as decentralized subjects of the postmodern world, whose identities are fragmented, in a constant hybridization process. Through the methodological bricolage and hypothesis from post-critical theories in education, this study is based on the qualitative approach, through Ethno search as support for understanding the object of study, using the interpretive analysis proposed by Hermeneutics and some elements inspired by Cartography. The result of this bricolage constitutes this document, an "Ethno cartography" with narratives of the cultural identities of young students from countryside, since it maps / analyzes / interprets / describes the subjects' experiences in their sociocultural universes and school daily life. As devices for the collection and construction of information, were used the questionnaire, the participant observation, with records in the field diary and the cultural dialogues. The research shows that for building a notion of youth, in the perspective of diversity, implies considering it as a hybrid set of sociocultural expressions and practices, habits, values and worldviews that constitute youth cultures. In addition, it stands out these aspects as part of a broader process of constitution of the subjects, based on social, cultural (ethnicity, religious identities) and gender, as well as geographic location, among others. Because it is an implied research, this Reference Document resulted in a Plan of Pedagogical Actions in attention to the expressions of diversity of young students, in order to contribute to the creation of new possibilities in the school, from the problematization of its practice education.Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoRios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoFaria, Marcelo Oliveira deSilva, Edilania de Paiva2019-07-23T17:05:07Z2019-07-23T17:05:07Z2018-06info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Edilania de Paiva. Jovens... Estudantes... e do Campo: expressão da diversidade e diálogos sobre identidade em uma escola da cidade. Orientadora: Emanuela Oliveira Carvalho Dourado. 2018. 213 f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:34Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1079Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:34Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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