A educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Márcia Regina de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5305
Resumo: Esta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
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Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.This research brings a discussion to the promotion of the Problem-posing Environmental Education using a Protected Area as a reference. It was sought to understand the potential of the Dialogical Problem-posing Environmental Education in connection with the Maria Maria Private Natural Heritage Reserve (PNHR). The specific objectives were: to present the concept of Problem-posing Environmental Education to the pedagogical coordinators; to instigate collective knowledge, constructions and debates on Environmental Education focused on socioenvironmental conflicts; to highlight the potential of the Maria Maria PNHR for Problemposing Environmental Education; and, finally, to build a didactic sequence in Problem-posing Environmental Education to be worked on in the public teaching network. The methodology brought the paradigm of the Freirean thinking, and, as a method, this study prioritized the research-training procedure. As a device, collaborative training workshops were held, and the sources for constructing the data were the procedures built up in the intervention process through the use of questionnaires and the researcher’s field diary. The research participants were the coordinators of the final grades of Elementary School from the public school system of the municipality of Jaguarari – Bahia, Brazil. As a result, based on the generating themes and problematizations, critical elements of Environmental Education in training spaces were raised, based on contextual aspects. The diagnosis of socio-environmental problems carried out in a participatory manner favored the engagement of the research participants in proposing affirmative actions in investigative processes regarding their reality. When proposing a Nature Conservation Unit as a potential foundation for a critical Environmental Education, it was realized that the act of raising awareness and awakening people’s interest can be a beginning for the promotion of the Problem-Posing Environmental Education in schools. However, more is needed, such as investments in research and effective public policies, as well as engagements that allow dissemination and action on socio-environmental educational issues. As a result of this research, a didactic sequence in Problem-Posing Environmental Education was collectively created to be presented to teachers who work in the teaching network, for discussion and application in schools in the municipality of Jaguarari-Bahia.Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDLeal, Ione Oliveira JatobáPinho, Maria José SouzaSaito, Carlos HirooCosta, Márcia Regina de Souza2024-04-22T20:12:53Z2024-04-22T20:12:53Z2023-10-05info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Márcia Regina de Souza. A educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria. Orientadora: Ione Oliveira Jatobá Leal. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5305porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:34Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5305Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:34Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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