Discursos sobre formação continuada: influências na construção identitária das professoras de Lingua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5392 |
Resumo: | Esta dissertação analisa as maneiras como o discurso autorizado sobre formação continuada se reflete no discurso das professoras de Língua Portuguesa da escola Castro Alves, da rede municipal de ensino, na cidade de Alagoinhas. Desse modo, visa-se propor uma análise acerca da construção de discursos sobre saberes, práticas pedagógicas e construção de sentidos atribuídos a essas professoras e da sua implicação na construção das identidades docentes e nas representações que dela são geradas. A base teórico-metodológica deste trabalho parte dos estudos no âmbito da pesquisa qualitativa por ser uma forma de fazer pesquisa baseada nos fenômenos sociais, sendo a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo parte de sua metodologia. Outros dados selecionados, gerados em pesquisa, foram os princípios do programa GESTAR referentes a quais competências foram construídas como política de formação do professor de Língua Portuguesa e as transcrições das falas das professoras de Língua Portuguesa que participaram do programa GESTAR, obtidas através da aplicação de entrevistas que nos mostraram como os discursos em torno da formação continuada constroem e reconstroem as identidades dessas professoras. Este trabalho apresenta uma posição crítica diante dos modos como estão sendo construídos os processos identitários que criam a ideia do que é ser um professor. A partir dos estudos realizados foi possível perceber que os discursos, tanto em relação aos princípios do programa GESTAR quanto os das próprias professoras, constroem uma política identitária e valores diretamente encalçados na construção formativa da sua profissionalidade. |
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Discursos sobre formação continuada: influências na construção identitária das professoras de Lingua PortuguesaSpeeches on Continuing Education: Influences on the Identity Construction of Portuguese Language TeachersFormação de professoresGestarDiscursoIdentidadesEsta dissertação analisa as maneiras como o discurso autorizado sobre formação continuada se reflete no discurso das professoras de Língua Portuguesa da escola Castro Alves, da rede municipal de ensino, na cidade de Alagoinhas. Desse modo, visa-se propor uma análise acerca da construção de discursos sobre saberes, práticas pedagógicas e construção de sentidos atribuídos a essas professoras e da sua implicação na construção das identidades docentes e nas representações que dela são geradas. A base teórico-metodológica deste trabalho parte dos estudos no âmbito da pesquisa qualitativa por ser uma forma de fazer pesquisa baseada nos fenômenos sociais, sendo a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo parte de sua metodologia. Outros dados selecionados, gerados em pesquisa, foram os princípios do programa GESTAR referentes a quais competências foram construídas como política de formação do professor de Língua Portuguesa e as transcrições das falas das professoras de Língua Portuguesa que participaram do programa GESTAR, obtidas através da aplicação de entrevistas que nos mostraram como os discursos em torno da formação continuada constroem e reconstroem as identidades dessas professoras. Este trabalho apresenta uma posição crítica diante dos modos como estão sendo construídos os processos identitários que criam a ideia do que é ser um professor. A partir dos estudos realizados foi possível perceber que os discursos, tanto em relação aos princípios do programa GESTAR quanto os das próprias professoras, constroem uma política identitária e valores diretamente encalçados na construção formativa da sua profissionalidade.This thesis analyzes the ways in which the authorized discourse on continuing education is reflected in the speech of the Portuguese Language teachers of the school Castro Alves, a municipal school in the city of Alagoinhas. Thus, the aim is to propose an analysis of the construction of discourses on knowledge, pedagogical practices and construction of meanings attributed to these teachers and their involvement in the construction of teacher´s identities and representations to which it is generated. The theoretical and methodological basis of this work of the studies in the context of qualitative research as a way to search based on social phenomena, and that it is part to obtain descriptive data through direct and interactive contact between the researcher and the object of study situation. Other selected data generated in research, were the principles of GESTAR program on which skills were built as training policy for teacher of Portuguese and transcripts of speeches of Portuguese Language teachers who participated in the program GESTAR obtained by applying interviews that showed us how the discourses on continuing education construct and reconstruct the identities of these teachers. This paper presents a critical view on the ways of how the identity processes that create the idea of what being a teacher is are built. From the studies, it was observed that the speeches, both in relation to the principles of GESTAR program as the teachers themselves of building a political identity and values directly affected in the training building their professionalism.Universidade do Estado da BahiaPós Graduação em Critica CulturalMoreira, Claudia MartinsFerreira, Andrea Tereza BritoLima, Maria Nazaré Mota deSantos, Iramaia da Silva2024-05-10T13:49:05Z2024-05-10T13:49:05Zinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Iramaia da Silva. Discursos sobre formação continuada: influências na construção identitária das professoras de Língua Portuguesa. Orientadora: Cláudia Martins Moreira. 2015. 89f. Dissertação(Mestrado em Crítica Cultural) Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2015.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5392porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:57Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5392Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:57Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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