Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jackeline Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3363
Resumo: Esta pesquisa tem por temática: Narrativas (auto)Biográficas e Formação de Professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo das trajetórias formativas de professores da EJA. A problemática delimitou-se à seguintes questões: Quais as trajetórias formativas evidenciadas nas narrativas (auto)biográficas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi-Bahia? Como elas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, quais as trajetórias formativas dos professores da EJA de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram 5 professoras, que atuam nesta modalidade de um colégio da rede pública municipal de Guanambi - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa (auto)biográfica, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações deste estudo foram as entrevistas narrativas, realizadas individualmente com as narradoras. O processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência narrativa (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas narrativas foram direcionadas pela análise compreensivo – interpretativa, que se estrutura em três tempos: Tempo I – Leitura Cruzada; Tempo II – Leitura Temática e Tempo III – Análise compreensiva – interpretativa. Esta pesquisa possibilitou compreender as trajetórias formativas experienciadas pelas professoras narradoras, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa (auto)biográfica e das entrevistas narrativas, no processo de reflexão das trajetórias formativas de professoras da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação docente. Os resultados enfatizam a dimensionalidade das trajetórias formativas docentes não só na constituição de suas identidades pessoal, social e profissional, como também dispositivo de reflexão e articulação da formação de professores para essa modalidade. Os achados nos possibilitam refletir sobre a relação da família na constituição dessas professoras, entendendo sua interferência em sua constituição, bem como refletir sobre o lugar que a docência ocupa na vida dessas profissionais, especialmente no que se refere a EJA. Por meio da experiência narrativa adentramos ao universo da formação de professores no âmbito do município de Guanambi, em que foi perceptível a necessidade de repensar a formação oferecida aos docentes dessa modalidade, de forma que essa dialogue com as realidades do contexto educacional. Este estudo oportunizou a construção de um produto que são os Círculos de Estudos e Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos: direcionamentos para a formação de professores, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que contribuam para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa.
id UNEB-8_c9e9b450e20683dccecac30e648cae11
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3363
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e AdultosNarrativas (Auto)BiográficasFormação de Professores(as)Trajetórias FormativasEducação de Jovens e AdultosEsta pesquisa tem por temática: Narrativas (auto)Biográficas e Formação de Professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo das trajetórias formativas de professores da EJA. A problemática delimitou-se à seguintes questões: Quais as trajetórias formativas evidenciadas nas narrativas (auto)biográficas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi-Bahia? Como elas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, quais as trajetórias formativas dos professores da EJA de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram 5 professoras, que atuam nesta modalidade de um colégio da rede pública municipal de Guanambi - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa (auto)biográfica, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações deste estudo foram as entrevistas narrativas, realizadas individualmente com as narradoras. O processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência narrativa (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas narrativas foram direcionadas pela análise compreensivo – interpretativa, que se estrutura em três tempos: Tempo I – Leitura Cruzada; Tempo II – Leitura Temática e Tempo III – Análise compreensiva – interpretativa. Esta pesquisa possibilitou compreender as trajetórias formativas experienciadas pelas professoras narradoras, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa (auto)biográfica e das entrevistas narrativas, no processo de reflexão das trajetórias formativas de professoras da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação docente. Os resultados enfatizam a dimensionalidade das trajetórias formativas docentes não só na constituição de suas identidades pessoal, social e profissional, como também dispositivo de reflexão e articulação da formação de professores para essa modalidade. Os achados nos possibilitam refletir sobre a relação da família na constituição dessas professoras, entendendo sua interferência em sua constituição, bem como refletir sobre o lugar que a docência ocupa na vida dessas profissionais, especialmente no que se refere a EJA. Por meio da experiência narrativa adentramos ao universo da formação de professores no âmbito do município de Guanambi, em que foi perceptível a necessidade de repensar a formação oferecida aos docentes dessa modalidade, de forma que essa dialogue com as realidades do contexto educacional. Este estudo oportunizou a construção de um produto que são os Círculos de Estudos e Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos: direcionamentos para a formação de professores, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que contribuam para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa.2022-09-27T12:16:45Z2022-09-27T12:16:45Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11896/3363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Jackeline Silvareponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-27T12:52:14Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3363Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-27T12:52:14Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
title Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
Cardoso, Jackeline Silva
Narrativas (Auto)Biográficas
Formação de Professores(as)
Trajetórias Formativas
Educação de Jovens e Adultos
title_short Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
title_full Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Narrativas (Auto) Biográficas e Formação de Professores: Tessituras sobre as Trajetórias Formativas de Professoras da Educação de Jovens e Adultos
author Cardoso, Jackeline Silva
author_facet Cardoso, Jackeline Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jackeline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas (Auto)Biográficas
Formação de Professores(as)
Trajetórias Formativas
Educação de Jovens e Adultos
topic Narrativas (Auto)Biográficas
Formação de Professores(as)
Trajetórias Formativas
Educação de Jovens e Adultos
description Esta pesquisa tem por temática: Narrativas (auto)Biográficas e Formação de Professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo das trajetórias formativas de professores da EJA. A problemática delimitou-se à seguintes questões: Quais as trajetórias formativas evidenciadas nas narrativas (auto)biográficas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi-Bahia? Como elas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, quais as trajetórias formativas dos professores da EJA de uma escola da Rede Pública Municipal de Guanambi, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores para a EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram 5 professoras, que atuam nesta modalidade de um colégio da rede pública municipal de Guanambi - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa (auto)biográfica, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações deste estudo foram as entrevistas narrativas, realizadas individualmente com as narradoras. O processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência narrativa (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas narrativas foram direcionadas pela análise compreensivo – interpretativa, que se estrutura em três tempos: Tempo I – Leitura Cruzada; Tempo II – Leitura Temática e Tempo III – Análise compreensiva – interpretativa. Esta pesquisa possibilitou compreender as trajetórias formativas experienciadas pelas professoras narradoras, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa (auto)biográfica e das entrevistas narrativas, no processo de reflexão das trajetórias formativas de professoras da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação docente. Os resultados enfatizam a dimensionalidade das trajetórias formativas docentes não só na constituição de suas identidades pessoal, social e profissional, como também dispositivo de reflexão e articulação da formação de professores para essa modalidade. Os achados nos possibilitam refletir sobre a relação da família na constituição dessas professoras, entendendo sua interferência em sua constituição, bem como refletir sobre o lugar que a docência ocupa na vida dessas profissionais, especialmente no que se refere a EJA. Por meio da experiência narrativa adentramos ao universo da formação de professores no âmbito do município de Guanambi, em que foi perceptível a necessidade de repensar a formação oferecida aos docentes dessa modalidade, de forma que essa dialogue com as realidades do contexto educacional. Este estudo oportunizou a construção de um produto que são os Círculos de Estudos e Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos: direcionamentos para a formação de professores, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que contribuam para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2022-09-27T12:16:45Z
2022-09-27T12:16:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11896/3363
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149119553536