Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/4513 |
Resumo: | A pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal. |
id |
UNEB-8_cc44934ac5b09f5e1f72f3f31f857591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4513 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonialPhotography, memory, and education: a dialogue between the memories awakened by photographs and heritage educationFotografiaMemóriaTerceira IdadeEducação PatrimonialA pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal.The research entitled Photography, memory and education: a dialogue between the memories awakened by photographs and heritage education has the general objective of understanding how the memories stimulated by heritage photography contribute to the education of young high school students. To this end, we present the following specific objectives: to describe the experiences through which photographs enable access to memories and information about heritage; identify the contributions of memories motivated by Heritage Education photographs and provide dialogue between generations from photographic records and memories. In this way, we chose the following guiding question: how do the memories awakened by photography contribute to the Heritage Education of young students and allow dialogue between generations? The main theoretical references were mainly centered on: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), in the approach of the memory category; Sontag (2004), Flusser (1985) and Kossoy (2001, 2002, 2005), in the study of photography and, finally, Horta, Grunberg and Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) and Scifoni (2017), in the contribution of the heritage education axis. We are guided by this last theoretical category, in order to transcend the traditional perspective, seeking an education with a dialogical, reflective and pluri-significant nature, which considers the collectivity, the territory, the cultural diversity and the knowledge of each one. The methodological is based on a qualitative approach and is inspired by the phenomenological epistemological paradigm, using collaborative action research as its method. For the construction of the data, we used the following devices: semistructured interviews with the group of teachers and focus group with the students; document analysis; photographs of the historical and cultural heritage of the city of Jacobina, Bahia, and the narratives woven in the virtual meetings with the discussion group. As a final product, we propose the construction of a Virtual Museum. Studies and reports have shown how much the photographs condense a succession of data, facts and enriching manifestations for education in formal and informal environments.Gomes, Antenor RitaBrazão, José Paulo GomesOliveira, Valter Gomes Santos deMiranda, Vasti Sampaio de2023-05-25T13:18:03Z2023-05-25T13:18:03Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMIRANDA, Vasti Sampaio de. Direitos Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial. Orientador: Antenor Rita Gomes, 2022. 161f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/4513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:21Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4513Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:21Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial Photography, memory, and education: a dialogue between the memories awakened by photographs and heritage education |
title |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
spellingShingle |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial Miranda, Vasti Sampaio de Fotografia Memória Terceira Idade Educação Patrimonial |
title_short |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
title_full |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
title_fullStr |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
title_full_unstemmed |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
title_sort |
Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial |
author |
Miranda, Vasti Sampaio de |
author_facet |
Miranda, Vasti Sampaio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Antenor Rita Brazão, José Paulo Gomes Oliveira, Valter Gomes Santos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Vasti Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Memória Terceira Idade Educação Patrimonial |
topic |
Fotografia Memória Terceira Idade Educação Patrimonial |
description |
A pesquisa intitulada Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial tem como objetivo geral compreender de que forma as memórias estimuladas pela fotografia do patrimônio contribuem para a educação de jovens estudantes do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: descrever as experiências pelas quais as fotografias possibilitam o acesso às memórias e às informações sobre o patrimônio; identificar contribuições das memórias motivadas pelas fotografias da Educação Patrimonial e proporcionar o diálogo entre gerações a partir dos registros fotográficos e das memórias. Desse modo, elegemos a seguinte questão norteadora: de que forma as memórias despertadas pela fotografia contribuem para a Educação Patrimonial de jovens estudantes e favorecem o diálogo entre as gerações? Os principais referenciais teóricos foram centrados, principalmente, em: Halbwachs (2013), Bosi (1994), Pollak (1989), Nora (1993), na abordagem da categoria memória; Sontag (2004), Flusser (1985) e Kossoy (2001, 2002, 2005), no estudo sobre fotografia e, por fim, Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2019) e Scifoni (2017), no aporte do eixo educação patrimonial. Pautamo-nos nessa última categoria teórica, a fim de transcender a perspectiva tradicional, buscando uma educação de cunho dialógico, reflexivo e plurissignificativo, que considere a coletividade, o território, a diversidade cultural e os saberes de cada um. O percurso metodológico se baseia na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma epistemológico fenomenológico, tendo como método a pesquisa-ação colaborativa. Para a construção dos dados, utilizamos os seguintes dispositivos: entrevistas semiestruturadas com o grupo de professoras e grupo focal com os estudantes; análise documental; fotografias dos patrimônios histórico e cultural da cidade de Jacobina, Bahia, e as narrativas tecidas nos encontros virtuais com o grupo de discussão. Como produto final, propomos a construção de um Museu Virtual. Os estudos e relatos comprovaram o quanto as fotografias condensam uma sucessão de dados, fatos e manifestações enriquecedoras para uma educação nos ambientes formal e informal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 2023-05-25T13:18:03Z 2023-05-25T13:18:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Vasti Sampaio de. Direitos Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial. Orientador: Antenor Rita Gomes, 2022. 161f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2022. http://hdl.handle.net/20.500.11896/4513 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Vasti Sampaio de. Direitos Fotografia, memória e educação: um diálogo entre as memórias despertadas pelas fotografias e a educação patrimonial. Orientador: Antenor Rita Gomes, 2022. 161f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/4513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131148326830080 |