Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1845
Resumo: A pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
id UNEB-8_d10cc1257bc770fc9ba11f905cdbb65a
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1845
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internetIn Touches and Clicks: Reader Formation Through Social Networks on the InternetFormação LeitoraRedes SociaisCiberculturaComportamentos de LeituraA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.The research Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet handles the recent studies of reading habits in the virtual environment of social media and related to this, the insurgency of new readers profiles and new reading performance. The learning evaluation, both internal and external, reveals that the proficient reader education still occurs with satisfaction, pointing out significant numbers of learners who still need to improve their reading practices. This study aims to analyze how social media (Facebook, Instagram, and Twitter) can collaborate in the reading formation of the learners. For this purpose, the investigation joined a qualitative approach, because it sought to describe and reflect on a particular phenomenon, considering the diversity of the researched object and the subjectivity of the research collaborators, adopting as a method the action research, outlined from the studies of Michel Thiollent (1998, 2011), René Barbier (2007) and Bernadete Gatti (2005) based on formative dimensions, formed by data construction devices: the discussion group and the questionnaires application. It holds by locus the Colégio Estadual de Serrolândia (CES), in Serrolândia – BA and the students of the 3rd year of high school and Portuguese teachers as collaborators. The theoretical assumption of this research is composed by the studies related to cyberculture, the internet and the digital media present in Lúcia Santaella (2007, 2010, 2011), Manoel Castells (1999), Marc Prensk (2006) and Pierre Lévy (1993, 1996, 1999), also based on the reader and reading concepts discussed by Chantal Horellou-Lafarge and Monique Segré (2010), Márcia Abreu (2006, 2010) and e Roger Chartier (1998, 2002), as well as researches on training and reading mediation in virtual environments by Carolyn Miller (2012), Carla Coscarelli (2016, 2017), Roxane Rojo (2012) and Vilson Leffa (2016). In this way, this investigation aims to support the studies of reading formation by means of social media, establishing, in a collaborative way, proposals for coping with a given problem.Sousa, Denise Dias de CarvalhoAnecleto, Úrsula CunhaLima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasSubrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz2021-08-16T17:05:11Z2021-08-16T17:05:11Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSUBRINHO, Abinalio Ubiratan Da Cruz. Em Touches e em Cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet. Orientadora: Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:41Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1845Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:41Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
In Touches and Clicks: Reader Formation Through Social Networks on the Internet
title Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
spellingShingle Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Formação Leitora
Redes Sociais
Cibercultura
Comportamentos de Leitura
title_short Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
title_full Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
title_fullStr Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
title_full_unstemmed Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
title_sort Em touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet
author Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
author_facet Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Denise Dias de Carvalho
Anecleto, Úrsula Cunha
Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas
dc.contributor.author.fl_str_mv Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Leitora
Redes Sociais
Cibercultura
Comportamentos de Leitura
topic Formação Leitora
Redes Sociais
Cibercultura
Comportamentos de Leitura
description A pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-08-16T17:05:11Z
2021-08-16T17:05:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUBRINHO, Abinalio Ubiratan Da Cruz. Em Touches e em Cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet. Orientadora: Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1845
identifier_str_mv SUBRINHO, Abinalio Ubiratan Da Cruz. Em Touches e em Cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet. Orientadora: Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150461730816