A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança. |
id |
UNEB-8_e058444ac2a24e31d006d1d33e48124c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5462 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágioThe contribution of the Montessori method at Escola Vila de Maria to the internship fieldMétodo MontessoriPedagogiaFormaçãoEstágioO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.This work is a case study carried out in an Early Childhood Education and Early Years school. The general objective was to understand how the Montessori method contributed to the internship experience. The specific objectives focused on describing the classroom and recording the contribution of the experience to the internship field. It was evident that the Montessori method greatly contributes to child development. The classroom is in fact a laboratory for learning and culture with the children's world. The experience contributed to the perspective of my training as a critical and reflective teacher-researcher, as Montessori pedagogy has at its core respect and autonomy for the world of children; principles that made me understand the experience in its entirety. For the basis of the work, we sought theoretical references that bring the conception of pedagogy with education science (José Carlo Libâneo) of the internship as a field of research (Selma Garrido Pimenta) and the Montessori method taking as reference the works Childhood, Absorbing Mind and the child's mind.UNEBRios, Rita CristinaSilva, Antoneide Santos AlmeidaSousa, Clara Maria Miranda deBelé, Marilia Tomaz2024-06-03T19:28:00Z2024-06-03T19:28:00Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-04T03:00:37Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5462Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-04T03:00:37Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio The contribution of the Montessori method at Escola Vila de Maria to the internship field |
title |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
spellingShingle |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio Belé, Marilia Tomaz Método Montessori Pedagogia Formação Estágio |
title_short |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
title_full |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
title_fullStr |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
title_full_unstemmed |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
title_sort |
A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio |
author |
Belé, Marilia Tomaz |
author_facet |
Belé, Marilia Tomaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rios, Rita Cristina Silva, Antoneide Santos Almeida Sousa, Clara Maria Miranda de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belé, Marilia Tomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Montessori Pedagogia Formação Estágio |
topic |
Método Montessori Pedagogia Formação Estágio |
description |
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-06-03T19:28:00Z 2024-06-03T19:28:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151248162816 |