LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leão, José Antonio Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.homologacao.uneb.br/handle/123456789/4721
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
id UNEB-8_e0bc804f22091c45cb419508f7313fdf
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4721
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de PesquisaCorpografiaEducação científicaLaboratório de ensino remoto EmergencialPesquisa colaborativaEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.This study aims to describe the process used to raise awareness of the continuity of wanderings carried out remotely within the scope of a Stricto Senso Graduate Program, during the context of the Covid-19 Pandemic. The concern was: how to communicate to the members of a Research Group, aspects that lead to a path in continuous presence of knowledge construction, through the subject-history place triad, in view of the articulating projects proposed by its members? The assumption pointed to the choice of the literary-musical experience, to say that, even remotely, we could be integrated in the group’s research. The methodology was in the use of the Microsoft Teams tool, with meetings in the form of Virtual laboratories as formative production for spontaneous constructions, in which the collaborative method was used, with 06 (six) members (Masters and Doctors of the Group at the University). The result showed interactive participation, development and otherness that was reverberated as a way of sensitizing not only the researchers of the RedePub articulating project, but also the other members that make up the Research Group, for the continuity of their studies.2023-08-01T18:42:05Z2023-08-01T18:42:05Z2022info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdf2177-8310https://saberaberto.homologacao.uneb.br/handle/123456789/4721DOI: 10.18264/eadf.v12i3.1965info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/Saraiva, Raimundo Aloísio ChavesLeão, José Antonio Carneiroporreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2023-09-11T03:00:58Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4721Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2023-09-11T03:00:58Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
title LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
spellingShingle LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves
Corpografia
Educação científica
Laboratório de ensino remoto Emergencial
Pesquisa colaborativa
title_short LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
title_full LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
title_fullStr LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
title_full_unstemmed LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
title_sort LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
author Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves
author_facet Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves
Leão, José Antonio Carneiro
author_role author
author2 Leão, José Antonio Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves
Leão, José Antonio Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Corpografia
Educação científica
Laboratório de ensino remoto Emergencial
Pesquisa colaborativa
topic Corpografia
Educação científica
Laboratório de ensino remoto Emergencial
Pesquisa colaborativa
description Este estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-01T18:42:05Z
2023-08-01T18:42:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2177-8310
https://saberaberto.homologacao.uneb.br/handle/123456789/4721
identifier_str_mv 2177-8310
url https://saberaberto.homologacao.uneb.br/handle/123456789/4721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DOI: 10.18264/eadf.v12i3.1965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131155343900672