UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR COMO IDEOLOGIA E OS MECANISMOS ESTRUTURAIS DE EXCLUSÃO

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Autor(a) principal: Tunes, Elizabeth; Universidade de Brasília, UnB, Brasil Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3584
Resumo: O presente artigo trata-se de um ensaio em que se apontam os mecanismos estruturais de exclusão presentes nas instituições sociais. É tomado para exame o caso particular da instituição escolar. Inicialmente, indica-se o quão recente é o fato social da exclusão e como este decorre da ideia de proteger mercados, ainda que isso implique sacrificar pessoas. Em seguida, procura-se tecer um exame crítico acerca de qual é a concepção mais comum e difundida a respeito do que se denomina inclusão social, particularizando-a sob o tema da inclusão escolar. O objetivo do texto é refletir sobre a inclusão escolar como ideologia, apontando os mecanismos estruturais de exclusão presentes na instituição escolar. Finalmente, busca-se delinear o significado maior do que se entende por inclusão, caracterizando-a como uma ideologia que visa à legitimação de processos de seletividade social e ao ocultamento dos mecanismos de exclusão que são parte da estrutura da instituição escolar. Como conclusão, aponta-se a necessidade de transformação dos mecanismos de exclusão que estruturam a instituição escolar, reinventando-se a escola.
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description O presente artigo trata-se de um ensaio em que se apontam os mecanismos estruturais de exclusão presentes nas instituições sociais. É tomado para exame o caso particular da instituição escolar. Inicialmente, indica-se o quão recente é o fato social da exclusão e como este decorre da ideia de proteger mercados, ainda que isso implique sacrificar pessoas. Em seguida, procura-se tecer um exame crítico acerca de qual é a concepção mais comum e difundida a respeito do que se denomina inclusão social, particularizando-a sob o tema da inclusão escolar. O objetivo do texto é refletir sobre a inclusão escolar como ideologia, apontando os mecanismos estruturais de exclusão presentes na instituição escolar. Finalmente, busca-se delinear o significado maior do que se entende por inclusão, caracterizando-a como uma ideologia que visa à legitimação de processos de seletividade social e ao ocultamento dos mecanismos de exclusão que são parte da estrutura da instituição escolar. Como conclusão, aponta-se a necessidade de transformação dos mecanismos de exclusão que estruturam a instituição escolar, reinventando-se a escola.
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