Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906 |
Resumo: | Busca-se, na presente dissertação, contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de inclusão-exclusão na escola e no trabalho. Este processo é considerado a partir de um enfoque que privilegia experiências e significados, e as interações dos adolescentes com a família, com o trabalho e com a escola. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo com entrevistas de adolescentes e de suas mães. Tais adolescentes exerciam atividades de empacotadores de supermercado e se encontravam, até aquele momento, fora da escola. Por essa via foi possível constatar que a condição de ser trabalhador não retira, por si só, a condição de ser estudante. Neste caso, em particular, não havia nenhuma relação causal entre trabalho e exclusão escolar. A incompatibilidade entre trabalho e escola não é dada, "a priori", mas vai sendo construída num processo mais complexo. Nesse processo, entram em jogo não só as condições de classe social, como também as mediações de valores especiais, as relações e as experiências vividas no âmbito da escola, da família e do trabalho. [...] |
id |
UFU-2_3014f71b973712948b8e11b0ed9b1eac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/906 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalhoescolafamíliainclusão-exclusão na escolainclusão-exclusão no trabalhoBusca-se, na presente dissertação, contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de inclusão-exclusão na escola e no trabalho. Este processo é considerado a partir de um enfoque que privilegia experiências e significados, e as interações dos adolescentes com a família, com o trabalho e com a escola. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo com entrevistas de adolescentes e de suas mães. Tais adolescentes exerciam atividades de empacotadores de supermercado e se encontravam, até aquele momento, fora da escola. Por essa via foi possível constatar que a condição de ser trabalhador não retira, por si só, a condição de ser estudante. Neste caso, em particular, não havia nenhuma relação causal entre trabalho e exclusão escolar. A incompatibilidade entre trabalho e escola não é dada, "a priori", mas vai sendo construída num processo mais complexo. Nesse processo, entram em jogo não só as condições de classe social, como também as mediações de valores especiais, as relações e as experiências vividas no âmbito da escola, da família e do trabalho. [...]EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/90610.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-906Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 321-3221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906/821Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Márcia Núbia Fonseca2022-10-11T19:27:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/906Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-11T19:27:39Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
title |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
spellingShingle |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho Vieira, Márcia Núbia Fonseca escola família inclusão-exclusão na escola inclusão-exclusão no trabalho |
title_short |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
title_full |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
title_fullStr |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
title_full_unstemmed |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
title_sort |
Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho |
author |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
author_facet |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola família inclusão-exclusão na escola inclusão-exclusão no trabalho |
topic |
escola família inclusão-exclusão na escola inclusão-exclusão no trabalho |
description |
Busca-se, na presente dissertação, contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de inclusão-exclusão na escola e no trabalho. Este processo é considerado a partir de um enfoque que privilegia experiências e significados, e as interações dos adolescentes com a família, com o trabalho e com a escola. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo com entrevistas de adolescentes e de suas mães. Tais adolescentes exerciam atividades de empacotadores de supermercado e se encontravam, até aquele momento, fora da escola. Por essa via foi possível constatar que a condição de ser trabalhador não retira, por si só, a condição de ser estudante. Neste caso, em particular, não havia nenhuma relação causal entre trabalho e exclusão escolar. A incompatibilidade entre trabalho e escola não é dada, "a priori", mas vai sendo construída num processo mais complexo. Nesse processo, entram em jogo não só as condições de classe social, como também as mediações de valores especiais, as relações e as experiências vividas no âmbito da escola, da família e do trabalho. [...] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-906 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906/821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 321-322 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382146498560 |