Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543 |
Resumo: | Este estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT. |
id |
UNEB-8_f78bcd419610009820d49e72d77f1409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2543 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBAIdentities and Teacher Training: Life-Formation Trajectories of IFBA TeachersIdentidade DocenteFormaçãoPesquisa (Auto)biográficaEnsino Profissional TécnicoEste estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.This study sought to understand how the life-training-profession trajectories of IFBA Jacobina teachers constitute the identities and the formation experienced by the teachers. It is a work of a qualitative nature, anchored in the potentialities of the (auto)biographical approach, having, as a production device, the biographical studio and the narrative interviews. The study, through the (auto)biographical narratives of the teachers, aimed to recall the stories and (re)signify the experiences of the teachers, increasing the perception of themselves as subjects and as educational professionals. The results revealed the place of the narrative as a formative element; pointed to professional development as a personal project; as well as revealing that a formative experience occurs when it is possible for teachers to assign meanings / meanings to their trajectories in a foundational experience of learning. From this research-training it was built a virtual page that brings together the narrative texts (formative memorials) produced by the teachers-authors. The purpose of the exposition of the memorials is to socialize the material produced and thus to propose a dialogue with other stories of teacher-authors also belonging to the network of the Federal Institutes, favoring an exchange of experiences that can contribute to the strengthening of the collective identity of the teacher as well as a source for teacher training of PTE.Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoNogueira, Eliane Greice DavançoSouza, Elizeu Clementino deDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoAnjos, Virgínia Alves Lima2022-07-14T14:41:32Z2022-07-14T14:41:32Z2017-07-17info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:49Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2543Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:49Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA Identities and Teacher Training: Life-Formation Trajectories of IFBA Teachers |
title |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
spellingShingle |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA Anjos, Virgínia Alves Lima Identidade Docente Formação Pesquisa (Auto)biográfica Ensino Profissional Técnico |
title_short |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
title_full |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
title_fullStr |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
title_full_unstemmed |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
title_sort |
Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA |
author |
Anjos, Virgínia Alves Lima |
author_facet |
Anjos, Virgínia Alves Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Nogueira, Eliane Greice Davanço Souza, Elizeu Clementino de Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Virgínia Alves Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Docente Formação Pesquisa (Auto)biográfica Ensino Profissional Técnico |
topic |
Identidade Docente Formação Pesquisa (Auto)biográfica Ensino Profissional Técnico |
description |
Este estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 2022-07-14T14:41:32Z 2022-07-14T14:41:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151214608384 |