Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Virgínia Alves Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543
Resumo: Este estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.
id UNEB-8_f78bcd419610009820d49e72d77f1409
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2543
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBAIdentities and Teacher Training: Life-Formation Trajectories of IFBA TeachersIdentidade DocenteFormaçãoPesquisa (Auto)biográficaEnsino Profissional TécnicoEste estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.This study sought to understand how the life-training-profession trajectories of IFBA Jacobina teachers constitute the identities and the formation experienced by the teachers. It is a work of a qualitative nature, anchored in the potentialities of the (auto)biographical approach, having, as a production device, the biographical studio and the narrative interviews. The study, through the (auto)biographical narratives of the teachers, aimed to recall the stories and (re)signify the experiences of the teachers, increasing the perception of themselves as subjects and as educational professionals. The results revealed the place of the narrative as a formative element; pointed to professional development as a personal project; as well as revealing that a formative experience occurs when it is possible for teachers to assign meanings / meanings to their trajectories in a foundational experience of learning. From this research-training it was built a virtual page that brings together the narrative texts (formative memorials) produced by the teachers-authors. The purpose of the exposition of the memorials is to socialize the material produced and thus to propose a dialogue with other stories of teacher-authors also belonging to the network of the Federal Institutes, favoring an exchange of experiences that can contribute to the strengthening of the collective identity of the teacher as well as a source for teacher training of PTE.Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoNogueira, Eliane Greice DavançoSouza, Elizeu Clementino deDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoAnjos, Virgínia Alves Lima2022-07-14T14:41:32Z2022-07-14T14:41:32Z2017-07-17info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:49Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2543Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:49Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
Identities and Teacher Training: Life-Formation Trajectories of IFBA Teachers
title Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
spellingShingle Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
Anjos, Virgínia Alves Lima
Identidade Docente
Formação
Pesquisa (Auto)biográfica
Ensino Profissional Técnico
title_short Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
title_full Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
title_fullStr Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
title_full_unstemmed Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
title_sort Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA
author Anjos, Virgínia Alves Lima
author_facet Anjos, Virgínia Alves Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Nogueira, Eliane Greice Davanço
Souza, Elizeu Clementino de
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Virgínia Alves Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente
Formação
Pesquisa (Auto)biográfica
Ensino Profissional Técnico
topic Identidade Docente
Formação
Pesquisa (Auto)biográfica
Ensino Profissional Técnico
description Este estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
2022-07-14T14:41:32Z
2022-07-14T14:41:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543
identifier_str_mv ANJOS, Virgínia Alves Lima. Identidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/2543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151214608384