Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Dorca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Isabela Augusta Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9320
Resumo: Este artigo refere-se às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Investigou-se as dificuldades encontradas, estratégias metodológicas, encaminhamentos a especialistas, apoio da escola e família. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas e particular de Sinop-MT. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Verificou-se que a presença da família, metodologias adequadas e interesse dos professores, somados ao apoio da instituição são incontestáveis para amenizar as dificuldades escolares. Essa realidade poderá ser até mesmo revertida somada as ações e pessoas comprometidas com o aluno com dificuldade escolar. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; escola; professor; aluno; metodologia.
id UNEMAT-1_0208b9230f71a2d597c698a26b4d9420
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9320
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor Este artigo refere-se às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Investigou-se as dificuldades encontradas, estratégias metodológicas, encaminhamentos a especialistas, apoio da escola e família. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas e particular de Sinop-MT. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Verificou-se que a presença da família, metodologias adequadas e interesse dos professores, somados ao apoio da instituição são incontestáveis para amenizar as dificuldades escolares. Essa realidade poderá ser até mesmo revertida somada as ações e pessoas comprometidas com o aluno com dificuldade escolar. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; escola; professor; aluno; metodologia. Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/932010.30681/reps.v3i3.9320Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 44-522236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9320/5236Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRufino, DorcaSouza, Isabela Augusta Andrade2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9320Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
title Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
Rufino, Dorca
title_short Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
title_full Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
title_sort Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
author Rufino, Dorca
author_facet Rufino, Dorca
Souza, Isabela Augusta Andrade
author_role author
author2 Souza, Isabela Augusta Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Dorca
Souza, Isabela Augusta Andrade
description Este artigo refere-se às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Investigou-se as dificuldades encontradas, estratégias metodológicas, encaminhamentos a especialistas, apoio da escola e família. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas e particular de Sinop-MT. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Verificou-se que a presença da família, metodologias adequadas e interesse dos professores, somados ao apoio da instituição são incontestáveis para amenizar as dificuldades escolares. Essa realidade poderá ser até mesmo revertida somada as ações e pessoas comprometidas com o aluno com dificuldade escolar. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; escola; professor; aluno; metodologia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9320
10.30681/reps.v3i3.9320
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9320
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9320/5236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 44-52
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923744395264