Violência na escola: impasses e alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Elaine Evangelista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Müller, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9332
Resumo: O presente artigo buscou compreender a violência na escola, seus impasses e alternativas, com o objetivo de investigar como a Escola Municipal de Educação Básica Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller Sinop-MT trabalhou e trabalha com o problema. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que a violência existe, sendo a mais aparente hoje a moral e verbal. Constatamos que a escola adotou uma política de enfrentamento do problema sendo que buscou trabalhar com projetos, palestras com os alunos junto com a comunidade escolar e os pais para resolver à problemática, conseguindo bons resultados. Palavras-chave: educação básica; violência; professor e aluno.
id UNEMAT-1_042221cfe5dd7c8a5a606e5581eea8f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9332
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Violência na escola: impasses e alternativasO presente artigo buscou compreender a violência na escola, seus impasses e alternativas, com o objetivo de investigar como a Escola Municipal de Educação Básica Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller Sinop-MT trabalhou e trabalha com o problema. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que a violência existe, sendo a mais aparente hoje a moral e verbal. Constatamos que a escola adotou uma política de enfrentamento do problema sendo que buscou trabalhar com projetos, palestras com os alunos junto com a comunidade escolar e os pais para resolver à problemática, conseguindo bons resultados. Palavras-chave: educação básica; violência; professor e aluno.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/933210.30681/reps.v3i3.9332Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 53-592236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9332/5237Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Elaine EvangelistaMüller, José Luiz2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9332Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência na escola: impasses e alternativas
title Violência na escola: impasses e alternativas
spellingShingle Violência na escola: impasses e alternativas
da Silva, Elaine Evangelista
title_short Violência na escola: impasses e alternativas
title_full Violência na escola: impasses e alternativas
title_fullStr Violência na escola: impasses e alternativas
title_full_unstemmed Violência na escola: impasses e alternativas
title_sort Violência na escola: impasses e alternativas
author da Silva, Elaine Evangelista
author_facet da Silva, Elaine Evangelista
Müller, José Luiz
author_role author
author2 Müller, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Elaine Evangelista
Müller, José Luiz
description O presente artigo buscou compreender a violência na escola, seus impasses e alternativas, com o objetivo de investigar como a Escola Municipal de Educação Básica Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller Sinop-MT trabalhou e trabalha com o problema. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que a violência existe, sendo a mais aparente hoje a moral e verbal. Constatamos que a escola adotou uma política de enfrentamento do problema sendo que buscou trabalhar com projetos, palestras com os alunos junto com a comunidade escolar e os pais para resolver à problemática, conseguindo bons resultados. Palavras-chave: educação básica; violência; professor e aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9332
10.30681/reps.v3i3.9332
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9332
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9332/5237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 53-59
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923756978176