A complexidade da morte: a morte e seu significado diante da compreensão humana. Como educar para compreendê-la melhor?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9099 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo a análise de como trabalhar com o tema da morte no ambiente escolar. Buscando compreender como a morte é explicada para as crianças e como ela pode ser entendida pelas mesmas. A referida pesquisa foi desenvolvida no município de Sinop/MT no período do mês de fevereiro a agosto de 2011. Definido o método de trabalho como estudo de caso e a coleta de dados foram feita através do caderno de campo, questionários e entrevistas semi estruturadas gravadas com pastor, padre, psicólogos e professoras. O referencial teórico está na base do pensamento de Elisabeth Kübler-Ross que nos orientou em sua teoria a refletir sobre a morte e o morrer. Maria Júlia Kovács que discute a morte e o desenvolvimento humano e Carlos Rodrigues Brandão entre outros autores discutem o que é educação. O resultado dessa pesquisa contempla que a morte é parte de um ciclo natural e que sempre acompanhou as culturas seguindo o homem desde seu nascimento. É o destino do qual não podemos fugir. O preparo e bom senso do professor é o elemento chave para que as questões sobre o tema da morte possam ser mais bem abordadas. Mas em nossa pesquisa constatamos que nem todas as escolas estão preparadas para lidar com situações que envolvem a morte. Dependendo da situação da criança em relação à morte, necessita em conjunto com a escola e família um acompanhamento psicológico. Palavras-chave: educação; morte; família. |
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A complexidade da morte: a morte e seu significado diante da compreensão humana. Como educar para compreendê-la melhor?O presente artigo tem por objetivo a análise de como trabalhar com o tema da morte no ambiente escolar. Buscando compreender como a morte é explicada para as crianças e como ela pode ser entendida pelas mesmas. A referida pesquisa foi desenvolvida no município de Sinop/MT no período do mês de fevereiro a agosto de 2011. Definido o método de trabalho como estudo de caso e a coleta de dados foram feita através do caderno de campo, questionários e entrevistas semi estruturadas gravadas com pastor, padre, psicólogos e professoras. O referencial teórico está na base do pensamento de Elisabeth Kübler-Ross que nos orientou em sua teoria a refletir sobre a morte e o morrer. Maria Júlia Kovács que discute a morte e o desenvolvimento humano e Carlos Rodrigues Brandão entre outros autores discutem o que é educação. O resultado dessa pesquisa contempla que a morte é parte de um ciclo natural e que sempre acompanhou as culturas seguindo o homem desde seu nascimento. É o destino do qual não podemos fugir. O preparo e bom senso do professor é o elemento chave para que as questões sobre o tema da morte possam ser mais bem abordadas. Mas em nossa pesquisa constatamos que nem todas as escolas estão preparadas para lidar com situações que envolvem a morte. Dependendo da situação da criança em relação à morte, necessita em conjunto com a escola e família um acompanhamento psicológico. Palavras-chave: educação; morte; família.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/909910.30681/reps.v2i2.9099Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 76–832236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9099/4948Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Eva Aparecida dos SantosSouza, Edison Antônio de2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9099Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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