Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Cristiane dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Müller, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969
Resumo: Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.
id UNEMAT-1_19eb5c29a4ad0e4f64b89bcf7ac8d7da
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8969
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliarNeste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/896910.30681/reps.v2i1.8969Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 24-312236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969/5771Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alessandra Cristiane dosMüller, José Luiz2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8969Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
title Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
spellingShingle Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
Santos, Alessandra Cristiane dos
title_short Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
title_full Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
title_fullStr Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
title_full_unstemmed Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
title_sort Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
author Santos, Alessandra Cristiane dos
author_facet Santos, Alessandra Cristiane dos
Müller, José Luiz
author_role author
author2 Müller, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra Cristiane dos
Müller, José Luiz
description Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969
10.30681/reps.v2i1.8969
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969/5771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 24-31
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922789142528