Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969 |
Resumo: | Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_19eb5c29a4ad0e4f64b89bcf7ac8d7da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8969 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliarNeste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/896910.30681/reps.v2i1.8969Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 24-312236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969/5771Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alessandra Cristiane dosMüller, José Luiz2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8969Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
title |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
spellingShingle |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar Santos, Alessandra Cristiane dos |
title_short |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
title_full |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
title_fullStr |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
title_sort |
Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar |
author |
Santos, Alessandra Cristiane dos |
author_facet |
Santos, Alessandra Cristiane dos Müller, José Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Müller, José Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alessandra Cristiane dos Müller, José Luiz |
description |
Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem. Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969 10.30681/reps.v2i1.8969 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8969/5771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 24-31 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922789142528 |