A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976 |
Resumo: | Identificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores. |
id |
FCC-2_3c1ce634ae83d59fbfa63b060073ea16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1976 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de CiênciasAvaliação FormativaTestesFormação de ProfessoresEnsino de CiênciasIdentificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197610.18222/eae224920111976Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 259-2831984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976/3899Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNuhs, Aline CristianeTomio, Daniela2023-06-22T13:42:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1976Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-06-22T13:42:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
title |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
spellingShingle |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências Nuhs, Aline Cristiane Avaliação Formativa Testes Formação de Professores Ensino de Ciências |
title_short |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
title_full |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
title_fullStr |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
title_full_unstemmed |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
title_sort |
A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências |
author |
Nuhs, Aline Cristiane |
author_facet |
Nuhs, Aline Cristiane Tomio, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Tomio, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nuhs, Aline Cristiane Tomio, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formativa Testes Formação de Professores Ensino de Ciências |
topic |
Avaliação Formativa Testes Formação de Professores Ensino de Ciências |
description |
Identificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976 10.18222/eae224920111976 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976/3899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 259-283 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 259-283 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 259-283 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419843260416 |