A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuhs, Aline Cristiane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tomio, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976
Resumo: Identificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores.
id FCC-2_3c1ce634ae83d59fbfa63b060073ea16
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1976
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de CiênciasAvaliação FormativaTestesFormação de ProfessoresEnsino de CiênciasIdentificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197610.18222/eae224920111976Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 259-283Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 259-2831984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976/3899Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNuhs, Aline CristianeTomio, Daniela2023-06-22T13:42:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1976Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-06-22T13:42:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
title A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
spellingShingle A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
Nuhs, Aline Cristiane
Avaliação Formativa
Testes
Formação de Professores
Ensino de Ciências
title_short A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
title_full A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
title_fullStr A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
title_full_unstemmed A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
title_sort A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências
author Nuhs, Aline Cristiane
author_facet Nuhs, Aline Cristiane
Tomio, Daniela
author_role author
author2 Tomio, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuhs, Aline Cristiane
Tomio, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa
Testes
Formação de Professores
Ensino de Ciências
topic Avaliação Formativa
Testes
Formação de Professores
Ensino de Ciências
description Identificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976
10.18222/eae224920111976
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976
identifier_str_mv 10.18222/eae224920111976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1976/3899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 259-283
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 259-283
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 259-283
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 259-283
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i49
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419843260416