Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039
Resumo: Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências.
id UNEMAT-1_20385c18e8d373e6666d755500e14c78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10039
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto CrecheEste estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências. Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1003910.30681/reps.v9i3.10039Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1218-12432236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039/6667Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Maria Isabel Pinto SimõesKowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10039Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
title Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
spellingShingle Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
title_short Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
title_full Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
title_fullStr Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
title_full_unstemmed Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
title_sort Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
author Dias, Maria Isabel Pinto Simões
author_facet Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira
author_role author
author2 Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira
description Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039
10.30681/reps.v9i3.10039
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i3.10039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039/6667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1218-1243
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926611202048