Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039 |
Resumo: | Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências. |
id |
UNEMAT-1_20385c18e8d373e6666d755500e14c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10039 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto CrecheEste estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências. Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1003910.30681/reps.v9i3.10039Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1218-12432236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039/6667Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Maria Isabel Pinto SimõesKowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10039Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
title |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
spellingShingle |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche Dias, Maria Isabel Pinto Simões |
title_short |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
title_full |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
title_fullStr |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
title_full_unstemmed |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
title_sort |
Estratégia formativa a partir da abordagem por competências em educação de infância: uma experiência no Grupo Projeto Creche |
author |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões |
author_facet |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões Kowalski, Maria Isabel Fonseca Coelho Pereira |
description |
Este estudo surgiu no Grupo Projeto Creche - Portugal e procurou equacionar uma estratégia formativa a partir da análise de quatro narrativas de situações educativas em creche (20015/2016). Seguindo uma metodologia qualitativa, os resultados confirmaram ser possível construir um processo formativo a partir de uma abordagem por competências em educação de infância. Esta estratégia i) facilitou o empenhamento na autoformação a partir das experiências educativas narradas e analisadas, ii) contribuiu para a identificação de referentes para a ação educativa, iii) clarificou o papel de uma abordagem por competências na educação de infância. Palavras-chave: estratégia formativa; educação de infância; abordagem por competências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039 10.30681/reps.v9i3.10039 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10039/6667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1218-1243 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926611202048 |