Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ângela do Céu Ubaiara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. 
id UNEMAT-1_222d010b788511d5f5a3e2a349a2ca63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantilO objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/958710.30681/reps.v5i4.9587Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 27-282236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587/5647Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Ângela do Céu Ubaiara2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
title Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
spellingShingle Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
Brito, Ângela do Céu Ubaiara
title_short Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
title_full Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
title_fullStr Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
title_full_unstemmed Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
title_sort Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
author Brito, Ângela do Céu Ubaiara
author_facet Brito, Ângela do Céu Ubaiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ângela do Céu Ubaiara
description O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587
10.30681/reps.v5i4.9587
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i4.9587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587/5647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 27-28
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925067698176