Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. |
id |
UNEMAT-1_222d010b788511d5f5a3e2a349a2ca63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantilO objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/958710.30681/reps.v5i4.9587Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 27-282236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587/5647Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Ângela do Céu Ubaiara2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
title |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
spellingShingle |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil Brito, Ângela do Céu Ubaiara |
title_short |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
title_full |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
title_fullStr |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
title_sort |
Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil |
author |
Brito, Ângela do Céu Ubaiara |
author_facet |
Brito, Ângela do Céu Ubaiara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ângela do Céu Ubaiara |
description |
O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança. Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587 10.30681/reps.v5i4.9587 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i4.9587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9587/5647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 27-28 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925067698176 |