O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9118 |
Resumo: | Este artigo é resultado do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Literaturas, desenvolvido no ano de 2009 e 2010, o qual teve o intuído de apresentar e preparar os futuros profissionais desta área. O estágio foi desenvolvido em três etapas/semestres distintas. Na primeira etapa foram observadas e descritas as aulas. Na segunda e terceira etapas foi realizado à regência pelos acadêmicos. Como disciplina obrigatória do curso de Letras, a proposta do estágio é obter informações sobre a realidade educacional, visando que o acadêmico vivencie o contexto escolar, além de identificar quais teorias estão sendo aplicadas pelos professores, quais métodos surtem mais efeito, quais ferramentas instigam a curiosidade dos alunos e etc., de forma a prepará-lo para o exercício da profissão. Além disso, utiliza como aporte teórico autores que discutem as práticas pedagógicas assim como a Orientação dos Paramentos Curriculares no âmbito educacional. Palavras-chave: escola; estágio; práticas pedagógicas; língua portuguesa; literatura. |
id |
UNEMAT-1_25879eaca838a89090b9ed2e801b88f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9118 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacionalEste artigo é resultado do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Literaturas, desenvolvido no ano de 2009 e 2010, o qual teve o intuído de apresentar e preparar os futuros profissionais desta área. O estágio foi desenvolvido em três etapas/semestres distintas. Na primeira etapa foram observadas e descritas as aulas. Na segunda e terceira etapas foi realizado à regência pelos acadêmicos. Como disciplina obrigatória do curso de Letras, a proposta do estágio é obter informações sobre a realidade educacional, visando que o acadêmico vivencie o contexto escolar, além de identificar quais teorias estão sendo aplicadas pelos professores, quais métodos surtem mais efeito, quais ferramentas instigam a curiosidade dos alunos e etc., de forma a prepará-lo para o exercício da profissão. Além disso, utiliza como aporte teórico autores que discutem as práticas pedagógicas assim como a Orientação dos Paramentos Curriculares no âmbito educacional. Palavras-chave: escola; estágio; práticas pedagógicas; língua portuguesa; literatura.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/911810.30681/reps.v2i2.9118Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 277–2902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9118/4972Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Catichilene Gomes de2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9118Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
title |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
spellingShingle |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional Souza, Catichilene Gomes de |
title_short |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
title_full |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
title_fullStr |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
title_full_unstemmed |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
title_sort |
O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional |
author |
Souza, Catichilene Gomes de |
author_facet |
Souza, Catichilene Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Catichilene Gomes de |
description |
Este artigo é resultado do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Literaturas, desenvolvido no ano de 2009 e 2010, o qual teve o intuído de apresentar e preparar os futuros profissionais desta área. O estágio foi desenvolvido em três etapas/semestres distintas. Na primeira etapa foram observadas e descritas as aulas. Na segunda e terceira etapas foi realizado à regência pelos acadêmicos. Como disciplina obrigatória do curso de Letras, a proposta do estágio é obter informações sobre a realidade educacional, visando que o acadêmico vivencie o contexto escolar, além de identificar quais teorias estão sendo aplicadas pelos professores, quais métodos surtem mais efeito, quais ferramentas instigam a curiosidade dos alunos e etc., de forma a prepará-lo para o exercício da profissão. Além disso, utiliza como aporte teórico autores que discutem as práticas pedagógicas assim como a Orientação dos Paramentos Curriculares no âmbito educacional. Palavras-chave: escola; estágio; práticas pedagógicas; língua portuguesa; literatura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9118 10.30681/reps.v2i2.9118 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9118 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i2.9118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9118/4972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 277–290 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923222204416 |