Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9619 |
Resumo: | Este artigo origina-se de uma pesquisa fundamentada na teoria de Jean Piaget, realizada no decorrer de atividades do subprojeto Alfabetização Matemática do PIBID / UFMT / CUR / Pedagogia. O objetivo foi investigar e problematizar a importância da construção do conceito de número segundo Piaget no processo de alfabetização matemática. A pesquisa foi qualitativa, com estudo bibliográfico, no qual replicamos 3 provas de conservação numérica, com 2 crianças, sendo 1 de 5 anos e a outra de 6 anos. Os dados foram descritos e analisados utilizando-se o método interpretativo. Consideramos que os resultados nos possibilitou constatar o nível de representação/fase de construção do número que as crianças se encontravam. Palavras-chave: alfabetização matemática; construção do conceito do número; prova de conservação. |
id |
UNEMAT-1_3bd53210bd2df456ad2fa864a67961bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9619 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de RondonópolisEste artigo origina-se de uma pesquisa fundamentada na teoria de Jean Piaget, realizada no decorrer de atividades do subprojeto Alfabetização Matemática do PIBID / UFMT / CUR / Pedagogia. O objetivo foi investigar e problematizar a importância da construção do conceito de número segundo Piaget no processo de alfabetização matemática. A pesquisa foi qualitativa, com estudo bibliográfico, no qual replicamos 3 provas de conservação numérica, com 2 crianças, sendo 1 de 5 anos e a outra de 6 anos. Os dados foram descritos e analisados utilizando-se o método interpretativo. Consideramos que os resultados nos possibilitou constatar o nível de representação/fase de construção do número que as crianças se encontravam. Palavras-chave: alfabetização matemática; construção do conceito do número; prova de conservação.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/961910.30681/reps.v6i2.9619Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 311-3272236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9619/5843Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kelly Bomfim Alves deSilva, Adelmo Carvalho da2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9619Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
title |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
spellingShingle |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis Oliveira, Kelly Bomfim Alves de |
title_short |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
title_full |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
title_fullStr |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
title_full_unstemmed |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
title_sort |
Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis |
author |
Oliveira, Kelly Bomfim Alves de |
author_facet |
Oliveira, Kelly Bomfim Alves de Silva, Adelmo Carvalho da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adelmo Carvalho da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kelly Bomfim Alves de Silva, Adelmo Carvalho da |
description |
Este artigo origina-se de uma pesquisa fundamentada na teoria de Jean Piaget, realizada no decorrer de atividades do subprojeto Alfabetização Matemática do PIBID / UFMT / CUR / Pedagogia. O objetivo foi investigar e problematizar a importância da construção do conceito de número segundo Piaget no processo de alfabetização matemática. A pesquisa foi qualitativa, com estudo bibliográfico, no qual replicamos 3 provas de conservação numérica, com 2 crianças, sendo 1 de 5 anos e a outra de 6 anos. Os dados foram descritos e analisados utilizando-se o método interpretativo. Consideramos que os resultados nos possibilitou constatar o nível de representação/fase de construção do número que as crianças se encontravam. Palavras-chave: alfabetização matemática; construção do conceito do número; prova de conservação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9619 10.30681/reps.v6i2.9619 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9619 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i2.9619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9619/5843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 311-327 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925096009728 |