PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ivone de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689
Resumo: This work is a survey of Fellows, the PIBID who develop activities in three schools in the municipality of Sinop (MT). The space PIBID allows students practical learning, based on the diversity of activities, the reflections on the importance of Sciences, the readings and practice of interpreting skill. In this context, teacher training becomes a key element for a reform of the education system, where initial training is important theoretical foundation instrument necessary for the performance of teaching. Thus, considering that the teacher is the subject of the process of training and initiatives in this field have taken into account their reflections, this study had the intention to analyze the PIBID contributions in the training of fellows licentiate in the context of actions taken the Subproject Interdisciplinary through a questionnaire applied to the twelve undergraduate of the Federal University Mato Grosso (UFMT) in the areas of Chemistry, Physics and Mathematics, either qualitatively it is understood that the training of teachers, as well as its effects on the development of quality education it can be seen and consider that education should remain a solid base of support for education
id UFMT-1_fe73a76a51e87b6fb288411b2c43bf81
oai_identifier_str oai:localhost:1/2689
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–SinopCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAExperiênciasFormação InicialPIBIDExperiencesInitial formationPIBIDThis work is a survey of Fellows, the PIBID who develop activities in three schools in the municipality of Sinop (MT). The space PIBID allows students practical learning, based on the diversity of activities, the reflections on the importance of Sciences, the readings and practice of interpreting skill. In this context, teacher training becomes a key element for a reform of the education system, where initial training is important theoretical foundation instrument necessary for the performance of teaching. Thus, considering that the teacher is the subject of the process of training and initiatives in this field have taken into account their reflections, this study had the intention to analyze the PIBID contributions in the training of fellows licentiate in the context of actions taken the Subproject Interdisciplinary through a questionnaire applied to the twelve undergraduate of the Federal University Mato Grosso (UFMT) in the areas of Chemistry, Physics and Mathematics, either qualitatively it is understood that the training of teachers, as well as its effects on the development of quality education it can be seen and consider that education should remain a solid base of support for educationO presente trabalho é uma pesquisa realizada com bolsistas, do PIBID, que desenvolvem atividades em três escolas no município de Sinop (MT). O espaço do PIBID permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância de Ciências, nas leituras e na prática da habilidade de interpretação. Neste contexto, a formação de professores transforma-se em elemento-chave para uma reforma do sistema educativo, onde a formação inicial é importante instrumento de fundamentação teórica necessária ao desempenho do trabalho docente. Assim, considerando que o professor é o sujeito do seu processo de formação e que as iniciativas neste campo têm levado em conta as suas reflexões, este estudo teve a pretensão de analisar as contribuições do PIBID na formação dos licenciandos bolsistas, no contexto das ações desenvolvidas no Subprojeto Interdisciplinar, através de um questionário aplicado aos doze licenciandos da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) nas áreas de Química, Física e Matemática, ora qualitativamente entende-se que a formação de professores, bem como seus reflexos no desenvolvimento da educação de qualidade, pode-se constatar e considerar que a educação deve continuar a ser uma sólida base de sustentação para a educação.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopQuímica - CUSRosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Rosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Guilardi Junior, Feliciohttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368Feistel, Roseli Adriana Blümkehttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226Lopes, Ivone de Oliveira2022-11-16T21:50:12Z2016-08-202022-11-16T21:50:12Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetLOPES, Ivone de Oliveira. O PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-11-21T06:00:38Zoai:localhost:1/2689Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-11-21T06:00:38falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-11-21T06:00:38Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
title PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
spellingShingle PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
Lopes, Ivone de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Experiências
Formação Inicial
PIBID
Experiences
Initial formation
PIBID
title_short PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
title_full PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
title_fullStr PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
title_full_unstemmed PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
title_sort PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
author Lopes, Ivone de Oliveira
author_facet Lopes, Ivone de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosinke, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/3135869298084965
Rosinke, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/3135869298084965
Guilardi Junior, Felicio
http://lattes.cnpq.br/1623424561382368
Feistel, Roseli Adriana Blümke
http://lattes.cnpq.br/8516673002046226
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ivone de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Experiências
Formação Inicial
PIBID
Experiences
Initial formation
PIBID
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Experiências
Formação Inicial
PIBID
Experiences
Initial formation
PIBID
description This work is a survey of Fellows, the PIBID who develop activities in three schools in the municipality of Sinop (MT). The space PIBID allows students practical learning, based on the diversity of activities, the reflections on the importance of Sciences, the readings and practice of interpreting skill. In this context, teacher training becomes a key element for a reform of the education system, where initial training is important theoretical foundation instrument necessary for the performance of teaching. Thus, considering that the teacher is the subject of the process of training and initiatives in this field have taken into account their reflections, this study had the intention to analyze the PIBID contributions in the training of fellows licentiate in the context of actions taken the Subproject Interdisciplinary through a questionnaire applied to the twelve undergraduate of the Federal University Mato Grosso (UFMT) in the areas of Chemistry, Physics and Mathematics, either qualitatively it is understood that the training of teachers, as well as its effects on the development of quality education it can be seen and consider that education should remain a solid base of support for education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-20
2016-08-19
2022-11-16T21:50:12Z
2022-11-16T21:50:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Ivone de Oliveira. O PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689
identifier_str_mv LOPES, Ivone de Oliveira. O PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Química - CUS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Química - CUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012963406118912