A afetividade como práxis essencial nos processos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenção, Jovana Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Marion Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a afetividade como elemento construtivo de aprendizagem na escola e refletir as vivências que são construídas no processo de mediação entre o professor e aluno. A pesquisa foi realizada na escola Rodrigo Damasceno, em Sinop – Mato Grosso, com seis alunos e uma professora. Os autores que embasaram a pesquisa foram Paulo Freire e Karl Marx. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso com abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. As respostas foram analisadas com base nas leituras e foi possível problematizar que a afetividade é desenvolvida na escola. Palavras-chave: educação; afetividade; mediação; construção; práxis educativa.
id UNEMAT-1_3ea4455ffe0e4df0641c1813147c20a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9411
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A afetividade como práxis essencial nos processos educativosEste artigo tem como objetivo analisar a afetividade como elemento construtivo de aprendizagem na escola e refletir as vivências que são construídas no processo de mediação entre o professor e aluno. A pesquisa foi realizada na escola Rodrigo Damasceno, em Sinop – Mato Grosso, com seis alunos e uma professora. Os autores que embasaram a pesquisa foram Paulo Freire e Karl Marx. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso com abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. As respostas foram analisadas com base nas leituras e foi possível problematizar que a afetividade é desenvolvida na escola. Palavras-chave: educação; afetividade; mediação; construção; práxis educativa.Unemat Editora2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/941110.30681/reps.v4i2.9411Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 2 (2013): As perspectivas do processo educacional na formação humana; 107-1172236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411/5459Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenção, Jovana MachadoCunha, Marion Machado2022-12-27T20:31:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9411Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:31:56Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
title A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
spellingShingle A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
Lourenção, Jovana Machado
title_short A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
title_full A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
title_fullStr A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
title_full_unstemmed A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
title_sort A afetividade como práxis essencial nos processos educativos
author Lourenção, Jovana Machado
author_facet Lourenção, Jovana Machado
Cunha, Marion Machado
author_role author
author2 Cunha, Marion Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenção, Jovana Machado
Cunha, Marion Machado
description Este artigo tem como objetivo analisar a afetividade como elemento construtivo de aprendizagem na escola e refletir as vivências que são construídas no processo de mediação entre o professor e aluno. A pesquisa foi realizada na escola Rodrigo Damasceno, em Sinop – Mato Grosso, com seis alunos e uma professora. Os autores que embasaram a pesquisa foram Paulo Freire e Karl Marx. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso com abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. As respostas foram analisadas com base nas leituras e foi possível problematizar que a afetividade é desenvolvida na escola. Palavras-chave: educação; afetividade; mediação; construção; práxis educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411
10.30681/reps.v4i2.9411
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411
identifier_str_mv 10.30681/reps.v4i2.9411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411/5459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 2 (2013): As perspectivas do processo educacional na formação humana; 107-117
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924560187392