Prática da leitura em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marinilda Nunes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138
Resumo: O artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire.
id UNEMAT-1_423a11772f9ebc65b2600147cba59e2b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10138
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Prática da leitura em sala de aulaO artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1013810.30681/reps.v9i3.10138Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1066-10762236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138/6652Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marinilda Nunes de2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10138Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática da leitura em sala de aula
title Prática da leitura em sala de aula
spellingShingle Prática da leitura em sala de aula
Oliveira, Marinilda Nunes de
title_short Prática da leitura em sala de aula
title_full Prática da leitura em sala de aula
title_fullStr Prática da leitura em sala de aula
title_full_unstemmed Prática da leitura em sala de aula
title_sort Prática da leitura em sala de aula
author Oliveira, Marinilda Nunes de
author_facet Oliveira, Marinilda Nunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marinilda Nunes de
description O artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138
10.30681/reps.v9i3.10138
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i3.10138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138/6652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1066-1076
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926983446528