Prática da leitura em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138 |
Resumo: | O artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire. |
id |
UNEMAT-1_423a11772f9ebc65b2600147cba59e2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10138 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática da leitura em sala de aulaO artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1013810.30681/reps.v9i3.10138Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1066-10762236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138/6652Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marinilda Nunes de2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10138Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática da leitura em sala de aula |
title |
Prática da leitura em sala de aula |
spellingShingle |
Prática da leitura em sala de aula Oliveira, Marinilda Nunes de |
title_short |
Prática da leitura em sala de aula |
title_full |
Prática da leitura em sala de aula |
title_fullStr |
Prática da leitura em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Prática da leitura em sala de aula |
title_sort |
Prática da leitura em sala de aula |
author |
Oliveira, Marinilda Nunes de |
author_facet |
Oliveira, Marinilda Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marinilda Nunes de |
description |
O artigo discorre sobre a prática da leitura em sala de aula como desafio na aprendizagem. O objetivo foi de apreender como ocorre o processo de aquisição da leitura nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa embasou-se teoricamente em autores como Paulo Freire, Isabel Solé e Luiz Carlos Cagliari e foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Sinop-Mato Grosso. Como metodologia foram feitas observações e entrevistas com duas professoras dos anos iniciais do 4º ano. As análises produzidas permitem afirmar que há lacunas, no que se refere a aquisição da leitura, e que a utilização da biblioteca escolar é fundamental para incentivar o hábito da leitura, mas que na escola em estudo, esse aspecto ainda merece atenção. Palavras-chave: ensino fundamental; prática da leitura; professoras; Paulo Freire. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138 10.30681/reps.v9i3.10138 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10138/6652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1066-1076 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926983446528 |